segunda-feira, 12 de julho de 2021

Atos 21:5

Atos 21:5 - E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.
E, HAVENDO PASSADO ALI. Conforme já comentamos no versículo anterior, não temos como saber quais os reais motivos que deteve o apóstolo Paulo e seus amigos de viagem nesta cidade de Tiro, o que podemos conjecturar é que ainda haviam alguns dias até que se tivesse cumprimento o dia de Pentecostes em Jerusalém, onde Paulo desejava passar os seus dias. Certamente, estes dias foram de repouso para a equipe, bem como para Paulo, eles que já vinham de viagem por alguns dias a fins. AQUELES DIAS, SAÍMOS. No versículo anterior fala-se de sete dias, o que podemos chamar de uma semana, tempo o suficiente para que o apóstolo conhecesse os líderes da comunidade cristã local, bem como a todos que eram discípulos de Cristo Jesus. Mas, agora chegava o momento de partir, a fim de cumprir o que já estava determinado por Deus na cidade de Jerusalém, o que era de conhecimento de Paulo. E SEGUIMOS NOSSO CAMINHO. Lucas fala a respeito da trajetória traçada por Paulo e seus amigos de viagem até a cidade de Jerusalém. É claro que grande parte do material catalogado pelo escritor deste livro foi juntado pelas pesquisas feitas pelo Dr. Lucas, porém, neste momento e em muitos outros, ele mesmo pode presenciar os fatos narrados por ele próprio. A maior parte desta trajetória já havia sido percorrida, o que nos leva a perceber que o caminho chegava perto de seu término, que era Jerusalém. ACOMPANHANDO-NOS TODOS. Não temos como saber da quantidade de cristãos que haviam na cidade de Tiro, o que podemos aceitar é que em pouco tempo o apóstolo dos gentios já havia conseguido juntar a todos. Esse era um bom costume da igreja primitiva, de quanto algum missionário visitava uma comunidade cristã, em sua partida, todos que faziam parte da igreja de Cristo o acompanhavam no caminho. COM SUAS MULHERES E FILHOS. O cristianismo teve um avanço significativo no que diz respeito a participação das mulheres em seus direitos e deveres religiosos. No judaísmo isso não era possível, porque os homens judeus não permitiam, de acordo com as tradições dos hebreus, que suas mulheres participassem de atos públicos. Como também, nas culturas pagãs, as mulheres eram absolutamente descriminadas ao ponto de ocuparem apenas o lugar de procriadoras ou ainda de concubinas do lar. ATÉ FORA DA CIDADE. Tiro era uma grande cidade, com uma população enorme neste período, e a comunidade cristã deu uma demonstração linda de unidade e de amor fraternal para com Paulo e seus amigos de viagem. Provavelmente houve um grande movimento em toda a cidade por ver que os líderes cristãos e suas respectivas famílias saíram as ruas em apoio a visita cordial do apóstolo e sua equipe de missionários. E POSTOS DE JOELHOS NA PRAIA, ORAMOS. Lucas não descreve o teor da oração feita por Paulo, seus amigos de viagem e de todos os irmãos que estavam presentes neste momento. No entanto, podemos prever que houve um instante de agradecimento a Deus, mas também de pedidos para que tudo desse certo com Paulo em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...