quinta-feira, 22 de julho de 2021

Atos 22.30

Atos 22.30 - E no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou vir os principais dos sacerdotes, e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.
E NO DIA SEGUINTE, QUERENDO SABER AO CERTO. O final do mesmo dia em que Paulo se revela como cidadão romano, juntando-se a este a noite deste mesmo dia, foi o suficiente para que o tribuno se articulasse, com o objetivo de no dia seguinte apresentar Paulo ao sinédrio judaico. Cláudio Lísias não desejava de fato a condenação do apóstolo Paulo, mais apenas ficar mais informado do que estava envolvendo seu prisioneiro, o apóstolo Paulo, e o ódio demasiado dos seus compatriotas, os judeus. A CAUSA POR QUE ERA ACUSADO PELOS JUDEUS. Provavelmente, o tribuno era um grego, com cidadania romana, e nesta condição, por não ser um judeu de sangue, não podia entrar no templo de Jerusalém para fazer parte das celebrações judaicas. Por isso que o tribuno não tinha conhecimento do que os judeus estavam acusando a Paulo. O que Lísias podia prever era que os fundamentos de tudo eram religiosos. SOLTOU-O DAS PRISÕES. Este caso da prisão de Paulo pelo tribuno teve uma repercussão muito grande, ao ponto do apóstolo ficar preso na fortaleza de Antônio, uma vez que, os presos comuns, geralmente ficavam detidos em cadeias comuns da cidade. Além do mais, já dentro da fortaleza, Paulo ainda ficou separado em uma cela segura, quem sabe o tribuno suspeitava que os judeus invadissem a própria fortaleza. E MANDOU VIR OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES. Tudo já estava programado para que o tribuno apresentasse a Paulo com o objetivo de fazer uma investigação e se descobrir o que fazer com o preso. De acordo com as tradições desta época, os judeus tinham o sumo sacerdote, que era a principal liderança do judaísmo, mas também tinha uma ordem de sacerdotes que compunha uma equipe de vinte e quatro outros. E TODO O CONSELHO. Este conselho era a mesma coisa que o sinédrio judaico, composto pelas principais lideranças religiosa dos filhos de Israel, juntamente com lideranças importantes da própria sociedade dos judeus, além das autoridades do império político de Roma. Este conselho era muito importante para os judeus, porque eles não tinham tribunais civis, pois, neste, eles resolviam suas muitas demandas. E TRAZENDO A PAULO. Havia um ritual de cerimônia para a abertura de cada secção do sinédrio, para então, no momento oportuno, trazer a tona as principais pautas da reunião. Como esta era uma secção extraordinária do conselho, provavelmente, os membros do sinédrio foram direto ao assunto, em que o tribuno, como representante do império político de Roma, apresenta a causa e o causador da reunião, Paulo. O APRESENTOU DIANTE DELES. Este era um momento importante, em que o acusado tinha a oportunidade de se defender perante o conselho, expondo suas rações, com o objetivo de se explicar. É dado por certo que todos os participantes do sinédrio já estavam cientes das acusações que os judeus apresentavam contra o apóstolo dos gentios, até porque, tudo começou ainda dentro do templo de Jerusalém, em pleno dia de celebração, e isso causou grande repercussão diante dos líderes e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...