sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:28

Atos 21:28 - Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.
CLAMANDO: HOMENS ISRAELITAS, ACUDI. Os judeus que em outras ocasiões e em outros lugares, mais precisamente na Ásia, procuram perseguir a Paulo, agora estavam com a oportunidade de externarem todo o ódio que sentiam contra o apóstolo dos gentios. Começaram a gritar para que todos ouvissem, com o objetivo claro de prejudicarem a Paulo, não somente diante do povo comum, mais também diante das autoridades do templo e do judaísmo, e isto era muito grave o que tentavam fazer. ESTE É O HOMEM QUE POR TODAS AS PARTES. Se em Jerusalém, Paulo já não era mais nem conhecido pelos que tomavam contra do templo, até porque ele estava a muito tempo fora de Israel fazendo missões. Mas, no mundo gentílico, ou seja, em outras nações do mundo antigo, o apóstolo já era, por demais conhecido de todos. O que se percebe neste ponto é que o judaísmo tinha suas ramificações no mundo. ENSINA A TODOS CONTRA O POVO. Este povo a quem se referem os opositores de Paulo, diz respeito ao povo judeu. Esta era uma acusação falsa que os inimigos de Paulo lhe faziam, uma vez que, o apóstolo não incentiva a ninguém a ser contra os judeus, até porque ele mesmo era um judeu de sangue, da tribo de Benjamim. O que os judeus não entendiam é que Deus por meio de Cristo criou um só povo, a igreja. E CONTRA A LEI. Da mesma forma, os judeus não compreendiam que Deus enviou o seu filho Jesus para estabelecer uma nova aliança. Os próprios filhos de Israel cuidaram em não cumprir a legislação de Moisés, ao ponto de Deus ver a necessidade de estabelecer um novo pacto, não somente com os judeus, mais com todas as nações do mundo, que são os gentios. Paulo estava certo quando pregava que para a igreja de Cristo, não era mais necessário guardar a lei, Cristo cumpriu toda a lei em nosso lugar. CONTRA ESTE LUGAR. Certamente, Paulo pregava o que Cristo também pregou sobre o templo de Jerusalém. Mateus 23:1-2 - E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. Esta palavra se cumpriu no ano 70 d.C. E, DEMAIS DISTO, INTRODUZIU NO TEMPLO OS GREGOS. Na verdade, de acordo com os costumes religiosos dos judeus, não era permitido que os gentios, a quem chamam neste ponto de gregos, entrarem no templo de Jerusalém para participarem das celebrações como se fossem judeus. Como os judeus da Ásia não conheciam os quatro homens que estavam com Paulo, então eles acharam que seriam estrangeiros, gregos. E PROFANOU ESTE SANTO LUGAR. O povo judeu é uma das gentes do mundo, que mais abomina a questão da idolatria. Porém, como prova de que estavam desviados da vontade do Deus único e verdadeiro, é que estavam idolatrando o templo de Jerusalém. A religiosidade é tão insana, que leva o ser humano a valorizar mais o objeto inanimado do que o seu próximo, que é feito a imagem e semelhança de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...