segunda-feira, 19 de julho de 2021

Atos 22.3

Atos 22.3 - Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.
QUANTO A MIM, SOU JUDEU. Na tentativa de convencer aos judeus que ele estava correto em seus procedimentos, Paulo começa a falar de se mesmo, até para que aqueles que não o conheciam pudessem ficar sabendo quem ele era. O fato de Paulo ser judeu acenava para a paz que se podia estabelecer para com seus ouvintes, uma vez que, tradicionalmente os judeus deveriam conviver em harmonia com os seus irmãos, sem que um intentasse o mau contra o outro, é assim que determina a lei. NASCIDO EM TRARSO DA CILÍCIA. Ao declarar sua origem, Paulo estava afirmando que apesar de ser um judeu da dispersão, por não ter nascido dentro dos termos de Israel, mas que não era menos judeu do que os seus conterrâneos ali presentes. A cidade de Tarso na Cilícia elevava em muito a importância de um cidadão, pelo fato que esta cidade mantinha sua importância muito além diante de inúmeras outras cidades. E NESTA CIDADE CRIADO. Não temos como saber quanto tempo Saulo ficou morando em Tarso, antes de se converter ao cristianismo, porem, podemos conjecturar que o tempo suficiente para se tornar um cidadão importante perante a comunidade judaica, ao ponto de se tornar fariseu. Esta colocação feita por Paulo lhe forneceu um certo status, pois, era do conhecimento de todos os judeus que, os cidadãos de Tarso ganharam do império romano o título de cidadãos romanos, um direito elevado. AOS PÉS DE GAMALIEL. Gamaliel era neto, e, portanto, da família de um dos mestres mais respeitados do judaísmo chamado, hilel, o ancião. Gamaliel buscou com todas as suas forças e empenho andar no mesmo caminho que seu avô, ganhando o respeito dos seguidores do judaísmo, não somente na cidade de Tarso, mais em Jerusalém e por onde passava. Paulo foi um aluno direto de Gamaliel, mestre e doutor da lei. INSTRUÍDO CONFORME A VERDADE DA LEI DE NOSSOS PAIS. Todos aqueles que foram alunos de Gamaliel se tornavam conhecidos como pessoas que conheciam em profundidade todos os detalhes da legislação de Moisés, como também estudavam as tradições e os costumes do povo de Israel. Com tudo isso demonstrado, Paulo estava afirmando para seus conterrâneos que ele merecia respeito e consideração de todos. ZELOSO DE DEUS. Essa declaração feita pelo apóstolo Paulo fala a respeito do seu envolvimento direto com o tradicional judaísmo, e não apenas no envolvimento da fé judaica. A prova disto é que Paulo além de ser um fariseu, e que fazia parte da cúpula do sinédrio, quando se encontrou com Cristo na estrada de Damasco, estava a serviço dos sacerdotes para perseguir e prender a todos os que se desviassem do judaísmo. COMO TODOS VÓS HOJE SOIS. O zelo a que Paulo se reporta diante dos seus conterrâneos judeus, diz respeito a defesa que os seguidores do judaísmo faziam de sua religião, ao ponto de perseguir, prender e até matar a quem buscasse profanar a religião dos seus antepassados. Em muitos casos, este zelo irracional dos judeus se transformava em fanatismo, ao ponto dos judaizantes matarem os seus opositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...