sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:22-23

Atos 21:22-23 - Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
QUE FAREMOS, POIS? Paulo desejava de fato participar da festa de Pentecostes realizada pelos judeus no templo em Jerusalém, certamente era um propósito de seu coração e um desejo profundo. Neste caso, os líderes da igreja matriz, por meio de Tiago também queriam que este propósito de Paulo tivesse efeito prático. Então, esta pergunta requeria uma solução para o problema, que até o momento se constituía em um impasse, mas que precisava de uma solução para esta dificuldade. EM TODO CASO É NECESSÁRIO. Tiago ver dois problemas que eram complicados naquele momento para Paulo. Em que no primeiro, o apóstolo seria percebido pelos judeus e então se levantariam contra o apóstolo dos gentios. No segundo, Tiago ver um problema com a igreja cristã de Jerusalém, principalmente com as lideranças, porque poderia gerar guerra dos judeus contra a igreja, por esta cooperar com Paulo. QUE A MULTIDÃO SE AJUNTE. A sugestão de Tiago era de que Paulo tinha que esperar o momento certo para entrar no templo sem ser percebido pelos guardas e pelos líderes do judaísmo. Misturado com a multidão de judeus, que tinham licença para participarem da festa, então, era possível que Paulo entrasse no templo, apenas como um visitante, o que lhe daria o direito de participar da festividade de Pentecostes. PORQUE TERÃO OUVIDO QUE JÁ ÉS VINDO. A preocupação de Tiago era sensata, no sentido de se evitar problemas mais graves com os judeus, bem como com os líderes do judaísmo. Como Tiago vivia na cidade de Jerusalém, ele tinha pleno conhecimento de que todos que chegavam a Jerusalém eram monitorados de perto pelas autoridades, até porque os judeus tinham dificuldade de aceitar o domínio romano. FAZEI POIS ISTO. A sugestão de Tiago era no sentido de evitar um tumulto antes que coisas mais sérias viessem a acontecer. Por isso que o líder da igreja em Jerusalém dava sugestões e buscava eliminar os pontos negativos para que a igreja não tivesse problema com os judeus. Não que Tiago quisesse ter domínio sobre as vontades de Paulo, mas ele estava efetivamente pacificar uma situação que poderia se agravar. O fato é que Paulo não era bem vindo entre os judeus, apesar de ser apoiado pela igreja. QUE TE DIZERMOS. Observamos neste ponto, que Tiago falava em nome das lideranças da igreja de Jerusalém, que estava reunida neste momento para receber a Paulo e sua equipe de missionários. A colocação feita por Tiago, nos faz entender que ele, como líder com colegiado de anciãos, consultava seus pares, a fim de tomar decisões colegiadas, o que demonstra a liderança consolidada de Tiago na igreja. TEMOS QUATRO HOMENS QUE FIZERAM VOTO. Não há dúvida que este voto ao qual se refere Tiago, diz respeito ao voto do nazireado, ou voto de nazireu. Por um lado, se ver que a igreja de Jerusalém continuava praticando as tradições que faziam parte da legislação de Moisés. E por outro lado, os judeus iriam perceber que Paulo não desprezava também os costumes dos hebreus, e com isso, não perseguiriam a Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...