segunda-feira, 12 de julho de 2021

Atos 21:1-2

Atos 21:1-2 - E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito, e chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde passamos a Pátara. E, achando um navio, que ia para a Fenícia, embarcamos nele, e partimos.
E ACONTECEU QUE, SEPARANDO-NOS DELES. Era um tempo favorável para que o navio continuasse seu trajeto, e há quem diga que a presa de Paulo poderia ser pelo fato que o comandante da embarcação tivesse seu próprio roteiro, ou que os ventos fossem favoráveis para atravessar tranquilamente de Mileto a Cós. Mais uma vez o Dr. Lucas se inclui no próprio evento, porque ele fazia parte da equipe de missionários que neste momento estava com Paulo, de caminho para a cidade santa de Jerusalém. NAVEGANOS E FOMOS CORRENDO CAMINHO DIREITO. Essa era a rota ou direção correta pela qual o navio tinha que percorrer, seja pelo comando de Paulo ou porque esta era a sua rota comercial. Mais um ou dois dias foram o suficiente para que a comitiva chegasse a mais um destino rumo a cidade de Jerusalém, porque este era o desejo do apóstolo dos gentios, comemorar o dia de Pentecostes em seu país, Israel. E CHEGAMOS A CÓS. Essa é mais uma de muitas ilhas que fazem parte do Mar Egeu e que servia de porto para os grandes navios que circulavam por aquela região. Cós não está muito distante de Mileto, em que dependendo da calmaria dos ventos e das ondas um ou dois diais era o suficiente para ir de uma ilha a outra, porque a distância era de aproximadamente cento e vinte quilômetros. Vários impérios antigos dominaram sobre esta ilha, entre eles: O império romano, bizantino, otomano e etc. E NO DIA SEGUINTE A RODES. Rodes era uma outra ilha que ficava na mesma direção da viagem de Paulo e seus companheiros de missão, cerca de quase cem quilômetros a Suleste de Cós. Nesta mesma ilha também havia uma cidade antiga chamada pelo mesmo nome da ilha e que esta cidade medieval era a capital da ilha. Rodes também fazia parte do Mar Egeu, como sendo uma das maiores ilhas daquela região, se destacando, naquele mesmo tempo pela sua imagem de colossos de rodes, deus sol. DE ONDE PASSAMOS A PÁTARA. Não sabemos quanto tempo os missionários ficaram em Pátara, mas certamente o tempo suficiente até que encontrassem um novo navio que dava procedimento a viagem da comitiva. Quanto ao parto de Pátara ele ficava no vale do rio Xantus bem próximo à cidade de Xantus na Lícia. Este era um importante porto da Ásia Menor, por onde passavam grandes navios de cargas e de passageiros. E, ACHANDO UM NAVIO, QUE IA PARA A FENÍCIA. Neste ponto devemos destar o fato de que existem aqueles que afirma que Paulo e seus amigos de viagem apenas viajavam como se fossem passageiros normais, porém, existem comentaristas que declaram que o navio havia sido fretado por Paulo até a ilha de Pátara. A Fenícia era uma grande região que fazia parte da antiga Canaã, tendo como porto principal, Tiro. ENBARCAMOS NELE, E PARTIMOS. Outra vez Lucas se inclui como sendo um dos participantes daquela viagem marítima, porque ele fazia parte da comitiva de Paulo que tinha como destino a cidade de Jerusalém. A presença do escritor é importante, porque demonstra que os fatos narrados por ele são todos verídicos e bem aceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...