quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atos 22.13

Atos 22.13 - Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.
VINDO. Não nos é dito aqui de como Ananias ficou sabendo da chegada de Saulo de Tarso na cidade de Damasco, e que se encontrava naquela situação, sem enxergar nada. Podemos então perceber a providência de Cristo em tudo isto, porque agora, a vida e o destino de Saulo de Tarso estavam plenamente nas mãos do Senhor Jesus. O homem natural não tem como compreender que Cristo dirige os passos de cada um de nós, principalmente daqueles que entregam a vida aos seus cuidados, pois são servos. TER COMIGO. Não temos também como saber se Saulo de Tarso conhecia de antemão a pessoa de Ananias, mas que a presença daquele servo de Deus para com Saulo lhe proporcionava uma nova luz, até porque, Ananias, como representante de Deus neste momento, era para Saulo de Tarso muito importante. A chegada de Ananias para Saulo de Tarso, além de representar uma luz, era também um mensageiro de Cristo Jesus. E APRESENTANDO-SE. O que Lucas escreve neste ponto de sua narrativa nos faz ver que Ananias logo de princípio traz a sua saudação para Saulo de Tarso, o que era um costume de todos os judeus. Certamente, Ananias em suas primeiras palavras deve ter falado para Saulo quem efetivamente ele era e porque estava vindo ao encontro dele. Podemos assim pensar que Deus já havia se antecipado e falado com Ananias. DISSE-ME: SAULO. O indicativo era de que Ananias já conhecia a pessoa de Saulo de Tarso, uma vez que ele era uma autoridade a serviço dos líderes religiosos dos judeus. A verdade é que as notícias corriam por todas as partes a respeito deste homem, Saulo de Tarso sobre a forma como ele perseguia os cristãos. As ações brutais praticadas por Saulo agradava muito aos judeus, e com isso, ele ganhava a confiança de todos, porém, por outro lado, Saulo representava um terror para os cristãos em todo parte. IRMÃO. Esse tratamento dado por Ananias a Saulo de Tarso tanto pode representar o lado judaico de comunicação, porque os hebreus se consideravam irmãos uns dos outros, por meio dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Mas também esta forma de chamar de irmão era própria dos cristãos, porque desde o princípio que os servos de Cristo são irmãos uns dos outros, porque quem aceita a Cristo se torno filho de Deus. RECOBRA A VISTA. Quando Saulo de Tarso viu a grande luz que veio diretamente do céu na estrada de Damasco, criou-se em seus olhos como que umas escamas, razão porque ele perdeu a sua visão física. Estas não eram apenas palavras ditas por Ananias, mas sua voz estava carregada do poder de Deus, criando a fé sobrenatural na pessoa de Saulo de Tarso para que ele recebesse um grande milagre, com a cura de sua vista. E NAQUELA MESMA HORA O VI. No primeiro momento, foi necessário que Saulo de Tarso sofresse um revés por perder a sua vista e ter que ser guiado pelas mãos dos outros até chegar a cidade de Damasco. Mas agora, as coisas começavam a clarear para ele, no sentido de receber um grande benefício da parte de Cristo. Este milagre de cura divina na vida de Saulo de Tarso deve ter promovido uma fé extraordinária em seu coração, pois, com isto, ele tinha a certeza de que Cristo Jesus estava em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...