segunda-feira, 19 de julho de 2021

Atos 22.9

Atos 22.9 - E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo.
E OS QUE ESTAVAM COMIGO. Não temos como determinar a quantidade de soldados que estavam de companhia com Saulo de Tarso, mas podemos deduzir que não era uma equipe nada pequena, até porque o serviço que eles estavam para executar na cidade de Damasco requeria um bom número de soldados. A presença destas pessoas tinha uma importância relevante, porque elas poderiam juntas com Saulo de Tarso darem também testemunho do que tinha acontecido no caminho de Damasco. VIRAM, EM VERDADE. Também não temos como explicar se aqueles soldados se converteram, assim como Saulo de Tarso, para o reino de Cristo e se estes mesmos voltaram para Jerusalém. O que podemos assegurar, de acordo com o que está sendo relatado por Paulo, é que os soldados que estavam a serviço de Saulo de Tarso viram com seus próprios olhos o que havia ocorrido de verdade na estrada de Damasco. A LUZ. A questão da luz é destacada, porque o brilho dela superou a própria luz do sol em sua força resplandecente, e com isso, ficou caracterizado que aquele fenômeno não era algo natural, mais sim, sobrenatural. Esta luz que foi vista por Saulo, bem como pelos seus companheiros de viagem foi na verdade a manifestação da glória de Cristo, pois o Filho de Deus, de forma glorificada, é a luz maior em essência. E SE ATEMORIZARAM MUITO. Certamente foi da intenção de Cristo causar um susto em todos que estavam em companhia de Saulo de Tarso para que eles dessem testemunho de que algo sobrenatural havia acontecido ali na estrada de Damasco. O homem natural não compreende as coisas espirituais, e geralmente quando estes se deparam com as manifestações celestiais eles ficam aterrorizados, isto porque não estão acostumados com as coisas espirituais, mais apenas com as coisas comuns. MAS NÃO ENTENDERAM A VOZ. Esta voz é aquela em que Paulo se refere um pouco antes, em Atos 22:7-8 - E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues. Esta comunicação da parte de Cristo foi direta e exclusiva para Saulo de Tarso, em que os demais não entenderam o que foi dito. DAQUELE. O apóstolo dos gentios fala, ainda que de maneira indireta sobre Jesus de Nazaré, porque esta era a sua intenção, pregar sobre Cristo para os seus ouvintes judeus. Este contato de Cristo com Saulo de Tarso foi um marco, porque mudou sua vida completamente, o transformando em um grande pregador do evangelho das boas novas do reino de Deus, e a prova disto era o que estava fazendo ele agora, pregando. QUE FALAVA COMIGO. Naquele momento em que ocorreu o encontra de Cristo com Saulo de Tarso, a comunicação divina não era para todos que estavam presentes, porem, tinha um endereço certo, que era a pessoa de Saulo de Tarso. Aprendemos com esta colocação feita por Paulo que, quando Cristo fala com alguém, sua comunicação não tem erro, mais ela chega de maneira direta a quem o Senhor quer falar. Saulo de Tarso precisava ouvir a voz de Cristo para mudar de vida e de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...