quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atos 21:13

Atos 21:13 - Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
MAS PAULO RESPONDEU: Efetivamente era uma cena dramática, em que todos os presentes se moviam de íntima compaixão pelo apóstolo dos gentios, e queriam de fato evitar que ele encerrasse sua carreira ministerial como um prisioneiro. Ao ver tudo que estava acontecendo, Paulo não poderia continuar inerte, ele percebeu que estavam como que exigindo dele uma resposta. Se bem que, a resposta de Paulo não iria satisfazer aos desejos dos seus amigos, até porque ele sabia do que já estava feito. QUE FAZEIS VÓS. A resposta do missionário foi no caminho inverso do que todos esperavam, haja vista que, a solicitação dos seus amigos e da igreja de Cristo em Cesaréia era justamente que Paulo mudasse de plano, desistindo de viajar para Jerusalém. Podemos supor que esta atitude oposta do apóstolo deve ter promovido um impacto muito grande em todos que estavam presente, porque não queriam isto. CHORANDO E MAGOANDO-ME O CORAÇÃO. A petição dos irmãos para que Paulo não fosse a Jerusalém não era apenas uma solicitação formal, mas vinha acompanhada de pranto e muitas lágrimas por parte de todos. E ao ver o povo chorando de tristeza, isso deixava a alma do apóstolo em profunda amargura, ao ponto dele afirma que seu coração estava em pedaços. Esta declaração da parte de Paulo demonstra o quanto ele compreendeu o quanto era grande o amor dos seus amigos e da igreja por ele. PORQUE EU ESTOU PRONTO. Esta mensagem nos deixa transparecer que o apóstolo dos gentios era um homem por demais corajoso, bem como determinado em cumprir sua missão em prol do reino de Deus. Além do mais, ele declara com segurança para todos, que não se sentissem desesperados, porque ele, Paulo sabia o que estava fazendo, e que sua viagem a Jerusalém tinha propósitos bem definidos. NÃO SÓ A SER LIGADO. Esta expressão utilizada por Paulo diz respeito ao que fez e ao que disse o profeta Ágobo em Atos 21:11 - E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. Não havia mais dúvida no coração do apóstolo dos gentios que sua chegada em Jerusalém, os judeus tomariam todas as providências para prendê-lo. MAIS AINDA A MORRER EM JERUSALÉM. Disse Jesus: Jerusalém, Jerusalém, que mata os seus profeta. Ainda no tempo de velha aliança, os filhos de Jerusalém mataram muitos dos seus profetas, João Batista como precursor do Cristo foi morto em Jerusalém, o próprio Senhor Jesus foi crucificado pelos judeus e Paulo dizia aos seus amigos que se necessário fosse, também estaria pronto a morrer em Jerusalém. PELO NOME DO SENHOR JESUS. A esta altura dos acontecimentos esta era uma prova de fé, que os discípulos de Cristo davam de sua fidelidade ao seu Senhor Jesus Cristo. A partir de então, as autoridades romanos sempre se utilizavam desta prova de fé dos cristãos, tentando que estes negassem ou não ao nome do Senhor Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...