sábado, 17 de julho de 2021

Atos 21:26

Atos 21:26 - Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
ENTÃO PAULO. Não há dúvida que Paulo tinha a algum tempo feito voto ao Senhor para que este dia se cumprisse em sua vida, sem no entanto, relatar o propósito de tal voto. O fato de Paulo já ser conhecido dos judeus como alguém que pregava contra a lei de Moisés, não tinha como ele chegar até o templo de Jerusalém, sem ser perseguido pelos seguidores do judaísmo. A proposta de Tiago veio de bom tamanho, porque desta forma, o apóstolo Paulo tinha como chegar dentro do templo sagrado. TOMANDO CONSIGO AQUELES HOMENS. Este foi o melhor conselho dado por Tiago um pouco antes, em Atos 21:23-24 - Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. ENTROU NO DIA SEGUINTE NO TEMPLO. Esta atitude tomada por Paulo nos fala de seu desejo cumprido em comemorar o dia de Pentecostes dentro do templo de Jerusalém, porque este era o seu grande desejo. Agindo desta forma, conforme o conselho que Tiago lhe deu, Paulo também estava mostrando para os cristãos judeus que não desprezava as tradições e os costumes mais antigos do seu povo, e com isso, apaziguava os ânimos dos judeus e dos que já eram seguidores do real cristianismo. JÁ SANTIFICADO COM ELES. Os mais críticos chegam a pensar que Paulo havia retrocedido de suas convicções quanto ao evangelho da incircuncisão pregado por ele no mundo gentílico. Mas, podemos sair em defesa do apóstolo dos gentios, em dizer o que ele declarava que, se fazia de gentio para ganhar os gentios e se fazia de judeus para ganhar os judeus para Cristo Jesus, o que o fazia de um homem muito sábio. ANUNCIANDO SEREM JÁ CUMPRIDOS OS DIAS DA SANTIFICAÇÃO. Neste caso, Paulo estava sendo o fiador ou financiador do voto de nazireu para os quatro homens que ele estava acompanhando. Porque, conforme o costume dos hebreus, alguém que tinha condições financeiras poderia pagar os sacrifícios e oblações para alguém que era pobre. E o que pagava todas as despesas, tinha o direito de acompanhar os pobres. E FICOU ALI. Como acompanhante dos quatro judeus que eram pobres e que estavam sendo financiados por Paulo, o apóstolo dos gentios cumpria seu plano de comemorar o dia de Pentecostes dentro do templo de Jerusalém, o que era o seu grande desejo, até porque Paulo tinha consciência de que não mais voltaria a cidade de Jerusalém, uma vez que, preso e deportado para Roma, serviria ao Senhor em Roma. ATÉ SE OFERECER POR CADA UM DELES A OFERTA. Geralmente, este ritual judaico demorava em torno de uma semana, tempo o suficiente para que os ofertantes fizessem suas orações e comemorações no templo em Jerusalém. Tudo transcorria dentro da normalidade, sem que os judeus percebessem que o apóstolo dos gentios estava presente no ressinto sagrado, que era o templo religioso do povo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...