quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:11

Tiago 1:11 - Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
PORQUE SAI O SOL COM ARDOR. E continua o escritor usando suas palavras simbólicas para representar a brevidade da glória terrena das coisas matérias. Esta é uma alegoria referente ao profeta Isaías 40:6-8 - Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. O sol é um agente transmissor de vida, mas pelo próprio ciclo da natureza ele também é um consumidor daquilo que é transitório e passageiro. Este sol na vida dos ricos avarentos representa o desgaste natural da existência terrena dos homens sem Deus, que resumem sua felicidade às coisas materiais, e não a vida eterna.

E A ERVA SECA, E A SUA FLOR CAI. Certamente, tanto o profeta Isaías, quanto a ilustração feita pelo escritor desta carta, se refere às plantas ornamentais dos jardins com suas flores de beleza exuberante. Que no seu ciclo natural nasce, cresce e brota suas flores belíssimas. Mas chega o tempo de voltar a ser estrume da terra, e a erva seca. O ensino alegórico do texto nos transmite a mensagem que assim é a vida de todo ser humano. Um dia, nascemos, crescemos, e chega o momento de partir, e dai para frente o que será? Quando a erva seca, cai a sua flor. Isso fala dos ornamentos da vida e sobre aquilo sobre o que as pessoas se apoiam. Nesta reflexão do escritor as flores representam as riquezas injustas adquiridas pelos ricos avarentos. Assim como as flores um dia cai, assim são as riquezas matérias, quando o ser humano veste o palitó de madeira, não pode levar bens materiais. Só resta isso: O pó volte ao pó.

E A FORMOSA APARÊNCIA DO SEU ASPECTO PERECE. Agora, o escritor fala da beleza das flores e diz o que acontece quando a erva seca e sua flor cai. E a formosa aparência do seu aspecto perece. Realmente tem flores que é a coisa mais linda que se possa imaginar. Uma das coisas mais lindas da natureza é um jardim de plantas ornamentais com suas belas flores. Todavia, seja qual for a beleza das flores, elas têm vida curta e mais sedo ou mais tarde vai murchar, secar e cair. Assim é a vida dos que só valorizam as coisas materiais, Por mais rico que seja, um dia vai ter que partir da terra para uma outra dimensão da existência e toda riqueza perde o seu valor. Quem busca as coisas que são de cima, está guardando o seu tesouro para a vida eterna.

ASSIM SE MURCHARÁ TAMBÉM O RICO. As Escrituras não são contra as pessoas terem bens materiais, o que a palavra de Deus aconselha é que as pessoas não devem por sua confiança nas riquezas. Porque um dia, quando chegar o momento de partir para a eternidade, tudo fica para traz e a pessoa não pode levar nado do que possui. O mais importante, é fazer um tesouro para a vida eterna com Cristo Jesus.

EM SEUS CAMINHOS. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? As riquezas materiais bem administrada para glória de Deus é uma bênção. Mas, quando adquirida injustamente e colocada acima do reino de Deus é uma maldição. Isso porque diz as Sagradas Escrituras que, o dinheiro é a raiz de todos os males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...