sábado, 17 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:12

1 Tessalonicenses 4:12 - Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.
PARA QUE. Como discipulador que era, o apóstolo além de focalizar os problemas enfrentados pelos seus leitores ele procurava mostrar um alvo a ser seguido, isso porque o seu maior interesse era justamente encaminhar seus filhos na fé na direção de viverem dignamente diante do Deus Criador e em boas condições de relacionamento fraternal com todos, principalmente com os domésticos da fé. Os ensinos do autor tem por intuito indicar uma direção e mostrar o caminho a ser seguido, de maneira a guiar os passos dos seguidores de Cristo rumo ao que é bom.

ANDEIS. Neste ponto, o escritor usa de uma metáfora para apontar o modo correto e certo de se viver como representantes do reino de Deus e como embaixadores do Deus único e verdadeiro. Cada passo a ser seguido pelos servos de Cristo na terra deve ser trilhado por caminhos bem definidos, de tal maneira que deixem rastos de honestidade e retidão, até porque somos chamados para fora do mundo, no sentido de vivermos diferentes, (não melhor do que os outros) mas brilhando como luz.

HONESTAMENTE. Mas do que nunca, esta exigência bíblica se torna difícil de se cumprir, porque a cultura da corrupção se tem espalhado em todos os meios e atividades humanas. Os principais líderes políticos e até religiosos tem dado maus exemplos, com envolvimento (na sua grande maioria) na desonestidade e na corrupção. Quando a recomendação do evangelho é que vivamos honestamente, e isso deve ser regra e não opção. Ser honesto é querer somente o que lhe é seu de foto.

PARA COM. Em textos anteriores o autor havia escrito sobre o modo de vida em como os seguidores de Cristo deviam se comportar uns para com os outros, mergulhados na essência mesmo do amor fraternal. A partir de então, ele indica também de como devem se comportar os cristãos para com a sociedade de modo geral, ou seja, para com os que ainda não vivem buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Essa é a direção a ser seguida.

OS QUE ESTÃO DE FORA. Estes são todos aqueles que ainda não se converteram pelo poder do evangelho libertador do Senhor Jesus e que ainda não tomaram posse da salvação idealizada pelo Filho de Deus. Os que estão de fora, sobre os quais o escritor se refere dizem respeito a todos aqueles que não fazem parte da igreja de Cristo, porque não foram regenerados, nem se tornaram em uma nova criatura em Cristo Jesus. São os incrédulos, os ateus, os ímpios e os desobedientes a palavra de Deus.

E NÃO NECESSITAIS. Os que tomam a feliz decisão de seguirem os caminhos do evangelho de Cristo, não precisam se envolver com coisas desonestas desta vida para viverem bem. Aquele que faz a vontade do Pai tem a promessa fiel do Senhor de ser abençoado pelas mãos do Criador. Deus é o nosso Pai, e como tal, ele se responsabiliza em cuidar e suprir todas as nossas necessidades, Deus cuida dos seus filhos na terra.

DE COISA ALGUMA. O cristão verdadeiro é sustentado pelo Criador de todas as coisas e, portanto, não tem falta de nada, pelo contrário, os céus estão abertos para ele, e as mãos de Deus estendidas para lhe abençoar abundantemente. O Senhor sempre cria novas situações para favorecer aquele que faz e executa sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...