sábado, 17 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:16

1 Tessalonicenses 4:16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
PORQUE O MESMO SENHOR. O autor usa esta expressão para dizer que o mesmo Cristo que há de vir para buscar a sua igreja (porque ele assim prometeu) é o mesmo que veio na plenitude dos tempos como sendo o Messias de Deus, que também ficou sendo conhecido como Jesus de Nazaré. Quando o evangelho classifica Cristo de Senhor é porque de fato ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é o Rei da descendência de Davi, que Deus prometeu que enviaria para dominar eternamente.

DESCERÁ. Cristo Jesus, o Filho de Deus foi exaltado à destra de Deus nas maiores alturas, conforme aprendemos em Atos 1:10-11 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. De forma que o Senhor Jesus descerá do céu para buscar sua igreja.

DO CÉU. Conforme a cultura religiosa do povo judeu, os hebreus acreditavam em sete ordens de céus. Céus atmosféricos, o paraíso, dos anjos, dos serafins, dos querubins, dos arcanjos e de Deus e de Cristo. Mas neste caso do nosso texto, a palavra céu está no singular e isso significa que Cristo descerá do céu de Deus onde ele está assentado a destra do Pai nas maiores alturas. Antes da sua vinda como o Messias, Cristo já estava no céu com Deus, veio, depois subiu para o céu de onde virá novamente.

COM ALARIDO, E COM VOZ DE ARCANJO. O escritor usa uma metáfora militar em que o comandante desperta seu exército por meio de sons específicos e particulares para decretar a vitória na batalha antecipadamente. O evangelho declara solenemente a participação das miríades de anjos celestiais no dia da volta de Cristo para vir buscar e arrebatar a sua igreja querida que ele comprou e remiu com seu sacrifício de amor. Há quem diga que o autor esteja se referindo ao arcanjo Miguel, que é um anjo de guerra.

E COM A TROMBETA DE DEUS. Continua o simbolismo da metáfora militar em que o comandante do exercito seguindo as ordens do rei, toca exaustivamente a sua trombeta em alto e bom só, decretando com antecedência a vitória final. Quando se fala sobre que a “trombeta é de Deus” é porque essa mensagem (que no abrir e fechar de olhos) percorrerá toda a terra vem diretamente de Deus para a igreja de Cristo.

E OS QUE MORRERAM EM CRISTO. O autor usa de um trocadilho de palavras “dormem em Cristo ou os que morreram em Cristo”, mas que tem o mesmo significado e quer dizer: Todos aqueles que viviam para Cristo e que estão no paraíso aguardado à volta do Mestre amado, tanto os da velha dispensação, quanto os da nova aliança. Todos os que têm esperança em Cristo, ressuscitarão para a vida eterna.

RESSUSCITARÃO PRIMEIRO. O apóstolo está transmitindo esperança para os que estavam vivos e aguardando a volta do Senhor Jesus para arrebatar a sua igreja, no tocante aos seus parentes que já haviam partido desta vida e que morreram salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...