quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:5

Tiago 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
E, SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA. O escritor vinha falando no texto anterior sobre como administrar as adversidades da vida para adquirir experiência e ser aperfeiçoar naquilo que é bom e certo. Ele não está afirmando que os seus leitores tem falta de sabedoria, mas se porventura alguém tiver, ele mostra o caminho que deve seguir para adquirir tal sabedoria. A sabedoria para um seguidor do judaísmo era conhecer a legislação mosaica e cumprir os seus mandamentos. A sabedoria para os gnósticos era a coisa principal, é tanto que para eles a sabedoria era o que levava o ser humano a perfeição. Para o mundo ter sabedoria é adquirir conhecimentos das ciências seculares. Para o evangelho de Cristo, a verdadeira sabedoria é aquela que vem de cima, do Pai das luzes e do Deus que é Onisciente.

PEÇA-A A DEUS. Se alguém não tem a sabedoria que vem de cima, peça-a a Deus. Essa verdadeira sabedoria buscada pelos que vivem para as coisas que são de cima vem por meio da revelação do Espírito do Senhor. Ela não é adquirida nas escolas seculares, nem nas universidades e nem nas faculdades. Essa sabedoria que pertence ao povo de Deus é intuitiva para fazer e realizar o que é correto e certo perante Deus e a sociedade. Quem tem esta sabedoria que vem de cima pode até errar, porque errar é humano, mas sabe muito bem discernir o que é certo e o que é errado. Essa sabedoria da qual ensina o evangelho de Cristo também pode ser acumulada por meio de uma vida de oração, de meditação e da leitura da bíblia e de toda boa literatura crista.

QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE. Se alguém não tem essa sabedoria da qual fala o escritor é só pedir a Deus e o Senhor vai conceder. A pergunta é: Para que buscar esta sabedoria? Se for para o que for útil, Deus não vai negar. Desde que esta sabedoria adquirida seja para edificar a vida de quem a possui e também a vida espiritual do seu próximo. Quem receber essa sabedoria tem que ter consciência de que ela não é propriedade particular sua, mas é um dom de Deus para o bem do nosso semelhante. Deus não nega essa sabedoria a quem a busca com o intuito de servir ao seu reino e em prol do evangelho de Cristo. Agora, se for para auto se promover e servir ao interesse próprio, Deus não dará a sabedoria que vem do alto.

E O NÃO LANÇA EM ROSTO. Geralmente o ser humano quase sempre faz alguma coisa em favor do seu próximo pensando em de alguma forma ser retribuído ou recompensado. Seja pela própria pessoa beneficiada, ou um reconhecimento da sociedade ou um galardão de Deus. Todavia, com Deus é diferente, quando ele nos favorece com sua grande benevolência não espera de nós nenhuma recompensa, até porque ele não precisa de nada, nós é que a todo o momento precisamos dele. E quando o Senhor dá a alguém a verdadeira sabedoria, ele não fica cobrando resultados. Ele não fica exigindo alguma recompensa, ele não lança em rosto.

E SER-LHE-Á DADA. Se alguém buscar a verdadeira sabedoria que vem de Deus, ser-lhe-á dada. Se alguém cai na graça do Senhor é suficiente para ser presenteado com a sabedoria que vem do alto. E quem recebe de Deus essa sabedoria faz a diferença onde for e onde estiver e no que fizer. Porque passa a ser uma pessoa iluminada com o conhecimento dos mistérios de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...