quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:4

Tiago 1:4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
TENHA, POREM, A PACIÊNCIA. Ter paciência é acima de tudo ter domínio próprio em toda e qualquer situação. É se manter tranquilo, apesar das circunstâncias apontarem para o desfavorável. É não perder a calma, mesmo que venham as tempestades e os vendavais. É suportar com resignação as provações da vida sem reclamar nem murmurar pelas adversidades contrárias. É viver pela razão, mesmo sendo injustiça pelas inversões de valores que o mundo nos impõe. Ser paciente é saber esperar o tempo de Deus e saber que ele trabalha em prol daqueles que nele esperam. Ser paciente é confiar inteiramente no Senhor e ter a convicção de que ele está agindo para colocar cada peça no seu devido lugar, no tempo dele, e não no nosso.

A SUA OBRA PERFEITA. Porque a paciência tem sua obra perfeita. Quem na realidade age dentro dos padrões da paciência chega ao porto seguro sem prejuízos nem desonra. Nada do que passamos de contrariedade é sem objetivos, principalmente quando suportamos as provações e superamos as tentações. No início de cada dificuldade que surgirem em nossas vidas, basta perguntarmos, para que estou passando por isso? E não, porque estou passando por isso? E o desenrolar dos eventos vai nos provar de que é para nossa edificação e experiência que precisamos enfrentar os ventos contrários. Se entregamos o nosso destino aos cuidados de Cristo, precisamos ter consciência de que tudo que nos acontecem tem sua permissão, e se ele permite uma provação em nossas vidas é para o nosso aperfeiçoamento.

PARA QUE SEJAIS PERFEITOS. Vem novamente a mesma pergunta feita anteriormente: para que passamos as provações? E não, porque passamos pelas tentações? O alvo das adversidades da vida e o foco das provações permitidas pelo Senhor em nossa caminhada é para nos capacitar com boas virtudes. Como o ser humano em muitos casos é o produto do meio em que vive, naturalmente que a alma do homem, genericamente falando, está minada com muitos vícios e desviada dos seus objetivos para os quais fora criada. No entanto, o Espírito de Deus, pela mensagem do evangelho se propõe expurgar os seres humanos dos seus desvios de conduta, respeitando é claro seu livre arbítrio. Razão do porque das provações da vida.

E COMPLETOS. O foco principal das provações da vida é para que o ser humano seja aperfeiçoado, ganhe experiência e seja completo, em temos de boas virtudes e bom caráter. Esta expressão dentro do contesto religioso diz respeito ao ser humano viver uma vida correta, dentro do possível, tanto para com o seu Criador, como também para com o seu próximo. Quando Deus criou o homem, assim o fez com objetivos e finalidades. Quando um inventor cria um objeto é para cumprir uma determinada finalidade, quando assim não é, há uma disfunção. O Criador formou o homem com planejamento e um programa de realizações para sua existência, se houver uma disfunção, o inventor interfere para que haja aperfeiçoamento em sua criação.

SEM FALTAR EM COISA ALGUMA. O alvo das provações e dos testes que somos submetidos todos os dias da nossa vida é para que venhamos a nos enquadrar na vontade do Criador. Ninguém veio ao mundo por um acaso, existem objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...