domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:5

1 Tessalonicenses 5:5 - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
PORQUE. A palavra de Deus prescreve uma diferença colossal entre os que servem a Deus e os que não servem. Quem é de Deus se enquadra no que Jesus falou em Marcos 12:29-30 – Respondeu-lhe Jesus, o primeiro e grande mandamento é: Ouve pois ó, povo de Deus, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Portanto, amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento.

TODOS VÓS. O escritor se dirige aos seus filhos na fé e todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica, bem como a todos aqueles que em qualquer lugar ou em qualquer tempo, se converteram dos seus maus caminhos para servirem ao reino de Deus e de Cristo. O autor não se reporta a todos os moradores e cidadãos da cidade de Tessalônica nem tão pouco a todos os moradores da terra, mas ele se reporta aos nascidos de Cristo pelo Espírito Santo.

SOIS FILHOS. Existem aqueles que são nascidos da carne ou da natureza e desejos humanos, estes são os que participaram do nascimento natural e do sangue. Mas existem aqueles que são nascidos de cima, os quais, não nasceram da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12). Todos estes são aqueles que receberam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas (João 1:11), e que são guiados pelo Espírito de Deus, porque não fazem mas a própria vontade (Romanos 8:16). Todos estes foram e são regenerados pela palavra do evangelho das boas novas.

DA LUZ. “Todos vós sois filhos da luz” escreve o apóstolo Paulo. São filhos da luz, porque receberam de Deus mediante a iluminação do Espírito Santo a revelação das verdades do evangelho das boas novas. São filhos da luz, porque são filhos de Deus e nasceram de novo para andarem nos caminhos de glória resplandecentes das verdades libertadoras. São filhos da luz, porque são a luz do mundo, e como astros neste mundo de trevas, resplandecem no meio de uma geração tenebrosa.

E FILHOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonhar, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser filho do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras.

NÓS NÃO SOMOS DA NOITE. Ser da noite é praticar tudo aquilo que é reprovado pela luz, por isso que os que são da noite não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. João 3:20 - Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

NEM DAS TREVAS. Esta é uma figura de linguagem para representar o diabo com os seus demônios. A palavra de Deus afirma de que existem aqueles que são filhos do diabo e, portanto, praticam as mesmas obras do império das trevas. Os que são das trevas tem prazer em se manterem no ateísmo, incredulidade, apostasia e rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...