domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:4

1 Tessalonicenses 5:4 - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão.
MAS VÓS. O autor redireciona sua mensagem para aqueles que eram seus leitores e que outrora ouviram suas pregações pessoalmente, quando lá esteve para anunciar as boas novas do evangelho da libertação e lhes ensinar sobre estes assuntos escatológicos. E que agora estavam lendo esta carta enviada pelo apóstolo através do seu amigo de ministério e filho na fé, Timóteo. Certamente passa pela mente e como uma fita de filme em seus pensamentos a face de cada um dos seus filhos na fé.

IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por pertencerem à mesma arvore genealógica de um mesmo tronco chamado Adão e Eva. Já os judeus se consideram irmãos por pertencerem aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, portanto, de uma mesma família. No que concerne aos cristãos, todos se consideram irmãos uns dos outros, porque diz o evangelho que somos todos filhos de Deus por Cristo Jesus.

JÁ NÃO ESTAIS. Os incrédulos viviam de conformidade com as suas próprias concupiscências carnais, e todos aqueles que se mantinham no estado de rebelião contra o Criador, buscavam com empenho máximo as coisas materiais desta vida. Todavia, com os seguidores de Cristo Jesus, e os que faziam parte da igreja em Tessalônica era diferente, isso porque. eles agora, viviam na luz de Cristo, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e as coisas que são de cima, e não da terra.

EM TREVAS. Os filhos de Deus não andam nas trevas nem vivem na escuridão. O Espírito de Deus ilumina suas almas e faz raiar conhecimento dos mistérios por vir, isso porque o Senhor não fará nada, sem antes revelar seus segredos aos seus servos. Já os incrédulos vivem cercados das mais densas trevas, porque são guiados pela ignorância e não conhecem os mistérios de Deus. O escritor não se refere às trevas físicas, mas sim, as trevas espirituais, que é caracterizada pela falta do conhecimento de Deus, de sua vontade e da verdade.

PARA QUE AQUELE DIA. Este “dia” referido pelo autor pode ser o dia da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja que ele comprou com seu sacrifício expiatório ou também pode ser o dia em que ele voltará para tomar vingança contra o anticristo e todos aqueles que são aliados do império das trevas. Na realidade, os seguidores de Cristo estão sempre prontos para participarem do arrebatamento, o que não será necessário ter que passarem pela grande tribulação que há de vir sobre este mundo.

VOS SURPREENDA. Neste caso, o apóstolo fala de algo que representa o elemento surpresa para todos aqueles que estão nas trevas espirituais, e que serão surpreendidos, tanto com a vinda de Cristo para buscar a sua igreja, e principalmente serão surpreendidos com a volta de Cristo com seus anjos e a sua igreja para tomar vingança dos seus inimigos. A vinda de Cristo para a igreja, não será uma surpresa, mas sim, um privilégio, porque será o dia da redenção dos remidos de Cristo Jesus.

COMO UM LADRÃO. O ladrão usa o elemento “surpresa” para nocautear suas vítimas. Como também, os assaltantes chegam a hora em que suas vítimas não esperam. A igreja de Cristo, ao contrário, sempre está aguardando a volta do Mestre amado, até porque o arrebatamento dos salvos em Cristo é uma vitória grande para a igreja do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...