terça-feira, 27 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:14

1 Tessalonicenses 5:14 - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
ROGAMO-VOS, TAMBÉM, IRMÃOS. O autor faz um apelo forte aos seus leitores e a todos aqueles que se diziam seguidores de Cristo em Tessalônica, para que os irmãos se preocupassem com o bem estar espiritual uns dos outros. O fato de o escritor chamar os seus filhos na fé de “irmãos”, isso confirma uma tradição antiga entre os seguidores do cristianismo, uma vez que, todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador passam a ser filhos de Deus e, portanto, irmãos uns dos outros.

QUE ADMOESTEIS OS DESORDEIROS. Como o apóstolo neste momento não podia estar presente no meio da comunidade cristã, por conta de que a bem pouco tempo havia sido expulso daquela cidade pelos opositores do evangelho de Cristo. Ele apela para as lideranças locais da igreja de Tessalônica que não deixassem que o rebanho se transformasse em uma bagunça. Para tanto, se fazia necessário de que aqueles que estavam na frente dos trabalhos pusessem em ordem às coisas pertinentes a igreja.

CONSOLEIS. Por outro lado, o escritor recomenda a todos aqueles que estavam encarregados de transmitir as mensagens de Deus para a igreja, que cuidassem de consolar os que por qualquer motivo se encontrassem desanimados. Na realidade os tempos eram difíceis para os seguidores de Cristo em qualquer parte do mundo, uma vez que os judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os líderes das seitas heréticas das religiões pagãs, e as autoridades romanas perseguiam os seguidores do cristianismo.

OS DE POUCO ÂNIMO. Sempre vão existir na igreja de Cristo aqueles que se sentem desmotivados para seguir os passos do Mestre por diversos motivos alegados. Muito mais na época em que esta carta foi escrita, até porque neste tempo, não era nada fácil ser um cristão, porque em muitos casos isso era motivo para muitas perseguições, prisões e até morte. Como a apóstolo, no momento, não podia estar presente entre eles para lhes animar, pede que uns ajudem aos outros sempre que for possível.

SUSTENTAI OS FRACOS. As perseguições, tribulações e aflições enfrentadas pelos cristãos em Tessalônica levavam a muitos a fracassarem na fé e perderem completamente a esperança proposta pelo evangelho das boas novas. Porem, o escritor solicita dos que escaparam da queda que sustentem os fracos na fé. Isso significa levar nos braços aqueles que por qualquer motivo desanimam da jornada cristã. Chega a hora em que se perde a força, neste momento, só a graça de Deus.

E SEJAIS PACIENTES. Aqueles que são mais firmes nos caminhos do Senhor devem em todo o tempo demostrar paciência para com os mais fracos na fé. A tolerância e a compreensão são os melhores remédios para quem tem o desejo de ajudar os débeis na fé a continuarem na caminhada. Suportabilidade é a palavra ideal neste caso.

PARA COM TODOS. Por fim, o apóstolo pede que os irmãos se unam uns com os outros em todos os sentidos, até porque a prática do amor fraternal é a melhor coisa para se manter a comunhão cristã, e vencer juntos os desafios da jornada do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...