terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:4-5

1 Tessalonicenses 4:4-5 - Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra. Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
CADA UM DE VÓS. Verdade é que esta carta estava sendo enviada para a igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica bem como para todos os que naquele lugar confessavam o nome de Cristo como Senhor e Salvador, por agora fazerem parte do cristianismo. Mas, o escritor aponta também na direção de cada um dos cristãos daquela comunidade cristã e se dirige individualmente a cada um, certamente por lembra dos seus rostos e também dos seus nomes. É como se o escritor desta carta se assentasse com cada um dos seus filhos na fé para lhes transmitir instruções certas.

SAIBA POSSUIR. O apóstolo, juntamente com seus cooperadores na missão de levar as boas novas do evangelho para quem ainda não conhecia o Senhor Jesus, procurou por meio da evangelização transmitir os conceitos básicos de como se arrepender dos pecados, se converter dos maus caminhos e ser uma nova criatura. Depois, com os novos convertidos passou a lhes instruírem de como deviam viver dignamente na presença de Deus, nesta nova modalidade de vida que escolheram como cristãos.

O SEU VASO EM SANTIFICAÇÃO. O escritor esta se referindo ao corpo, a alma e o espírito do servo de Cristo, dedicados inteiramente ao serviço do reino de Deus, bem como o ser por completo separado do mundo e das coisas desta vida, como os prazeres da carne e as coisas materiais que contribuem em muito para afastar as pessoas da plena comunhão com Deus. Somos vasos de Deus em Cristo Jesus, usados para glória do nome do Senhor, ora pregando, orando, louvando, meditando e etc.

E HONRA. O que o apóstolo recomenda aos seus leitores e filhos na fé, que fazem parte da comunidade cristã de Tessalônica é que todos vivam de tal maneira que possam servir de bom testemunho diante da sociedade daquela cidade e principalmente que vivam de forma digna perante o Deus que tudo conhece. Tudo que somos, representamos ou fazemos deve render honra e glória para o nosso Deus e o seu Filho Jesus, até porque esse deve ser o nosso objetivo primordial de vida.

NÃO NA PAIXÃO DA CONCUPISCÊNCIA. O tempo em que o apóstolo passou juntamente com seus amigos de ministério em Tessalônica foi o suficiente para doutrinar a igreja de Cristo naquele lugar em como fazer a vontade de Deus de acordo com as doutrinas do evangelho da nova dispensação. Bem como eles também aproveitaram este mesmo tempo para ensinar aquela igreja a renunciar as concupiscências da carne e a soberba da vida, a fim de agradarem a Deus.

COMO OS GENTIOS. Os leitores desta carta se converteram do paganismo ao cristianismo, portanto, a proposta do evangelho para eles era uma nova vida em Cristo Jesus. Eles nasceram de nova, eram novas criaturas, com uma nova vida em cena.

QUE NÃO CONHECEM A DEUS. Os incrédulos vivem ao bel-prazer, embrenhados na carnalidade e nos prazeres da vida, porque não conhecem a Deus nem buscam realizar a sua vontade. Os ateus não temem a Deus, porque não o conhece de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...