sábado, 17 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:15

1 Tessalonicenses 4:15 - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
DIZEMO-VOS POIS ISTO. Um estudo criterioso e mais profundo das cartas de Paulo as várias igrejas do Novo Testamento percebe-se que o assunto da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja é recorrente nos seus escritos. Certamente, quando esteve entre os irmãos de Tessalônica, ele tenha pregado muitas vezes sobre o retorno do Filho de Deus em sua parousia. Como também é bem provável que Timóteo tenha pregado sobre isso em sua visita. Novamente o autor reforça este assunto nesta carta.

PELA PALAVRA. Durante o seu ministério, o Senhor Jesus prometeu vir buscar a sua igreja para si mesmo (João 14:1-3). Depois de ressuscitar de entre os mortos e no momento de sua ascensão para os céus esta mesmo promessa foi renovada pelos anjos de Deus (Atos 1:10-11). O próprio escritor desta carta fez referências em seus escritos várias vezes sobre este mesmo assunto, como sendo a palavra de Deus. Os pregadores do evangelho era só no que falavam era na volta de Deus.

DO SENHOR. Senão vejamos o que Cristo falou: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Todas as referências neotestamentárias sobre o retorno de Cristo para arrebatar a sua igreja, não são palavra de homens, mas sim promessas repetidas e confirmadas pelo Senhor Jesus, ele que é o Verbo de Deus.

QUE NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS. A igreja primitiva, bem como os pregadores do evangelho daquela época, não sabiam do hiato de tempo que havia entre a ascensão do Cristo de Deus para as mansões celestiais e o seu retorno para arrebatar a sua igreja. A esperança da igreja e do próprio escritor era de que eles participariam ainda em vida do dia do arrebatamento. Cristo poderia voltar a qualquer momento, por isso que o autor se inclui, com aqueles que seriam transformados em corpos gloriosos.

PARA A VINDA DO SENHOR. Porque mais um poucochinho de Tempo, e o que há de vir virá, e não tardará (Hebreus 10:37). E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um, segundo a sua obra. E o Espírito e a esposa dizem: Vem, e quem ouve diga: Vem. Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho, amém, ora vem Senhor Jesus, Maranata (Apocalipse 22:12,17.20). Todos estes textos e outras referências bíblicas falam da volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja.

NÃO PRECEDEREMOS. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Os que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, depois, nós os que estivermos vivos seremos transformados em corpos incorruptíveis.

OS QUE DORMEM. Para os incrédulos e todos aqueles que acham que não irão prestar conta de suas obras perante o Criador de todas as coisas, a morte física ou biológica é o fim da existência humana. Mas para os remidos em Cristo, a morte é comparada a um sono, em que quando acordarmos será para a vida eterna nos céus, onde iremos viver eternamente com Deus e com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...