terça-feira, 27 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:15-17

1 Tessalonicenses 5:15-17 - Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar.
VEDE QUE NINGUÉM. No texto anterior o escritor havia rogado aos líderes da igreja local de Tessalônica a fim de que eles agissem com lealdade aos seus ensinos, no sentido de serem compreensíveis com os fracos na fé e pacientes para com todos. Neste ponto, ele procura ensinar aos seus filhos na fé a se comportarem devidamente de acordo com a nova vida cristã. O evangelho estabelece um padrão de convivência para os seguidores de Cristo, que é justamente a prática do amor fraternal para todos.

DÊ A OUTREM MAL POR MAL. Primeiro, se os desordeiros (mesmo fazendo parte da comunidade cristã), se os fracos na fé, se os de pouca disposição na jornada cristã porventura chegassem a prejudicar os verdadeiros representantes de Cristo, estes deveriam perdoar, em vez de revidar. Segundo, se os incrédulos chegassem a perseguir, e a maltratar os filhos de Deus naquela cidade, em vez de corresponder a altura fazendo o mesmo, os irmãos precisam perdoar a todos e não revidar com o mal.

MAS SEGUI SEMPRE O BEM. Seguir o bem é seguir a Deus e obedecer aos seus mandamentos, bem como executar a sua vontade. O apóstolo aconselha aos seus filhos na fé a que sejam pessoas que sempre estão disponíveis a praticarem o bem, porque quem faz o bem ao seu próximo agrada ao coração de Deus. A vida de Cristo Jesus foi o maior exemplo de quem só fez o bem a todos, porque Deus era com ele (Atos 10:38). A sociedade de um modo geral espera sempre o que é bom dos salvos.

TANTO UNS PARA COM OS OUTROS. A igreja do Senhor Jesus neste mesmo tempo e em todas as partes do mundo estava sendo maltratada pelos inimigos do cristianismo, que além de matarem o fundador da nova religião, buscavam exterminar os seus seguidores. De forma que os cristãos precisavam se unir em torno de se mesmos para socorrerem os que eram mais perseguidos. Os que tinham melhores posses e influencias deveriam ajudar os que caiam nas mãos dos opositores do evangelho.

COMO PARA COM TODOS. O mesmo comportamento que os seguidores de Cristo devem ter uns para com os outros, também devem ser demostrado e praticado para com os que não fazem parte da igreja de Cristo, o que o evangelho chama de “os de fora”. As boas novas do evangelho recomendam que os filhos de Deus não devem fazer acepção de pessoa. Portanto, se deve fazer o bem a todos, sem olhar a quem.

REGOZIJAIS-VOS SEMPRE. Mesmo sendo maltratados pelas autoridades romanas, mesmo sendo perseguidos pelos judaizantes, pelos falsos mestres gnósticos, pelos líderes das seitas heréticas do paganismo. Contudo, os que faziam parte da igreja do Senhor Jesus, tinham muitos mais motivos para viverem alegres, do que tristes.

ORAI SEM CESSAR. Esta expressão usada pelo apóstolo tem levado muitos cristãos a exageros quanto à vida de oração, sem estabelecerem um equilíbrio ideal. No entanto, o que o apóstolo quis de fato ensinar é que a igreja deve persevera no exercício das orações, a fim de, manter sempre comunhão com Deus, por meio da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...