terça-feira, 27 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:20-22

1 Tessalonicenses 5:20-22 - Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.
NÃO DESPREZEIS. E continua o escritor expondo aos seus leitores suas recomendações e instruções de como viver a vida cristã de tal maneira que agrade a Deus. Ora ele incentiva determinadas coisas a igreja de Cristo, ora ele proíbe de forma amigável determinadas coisas, por saber que tais coisas não são boas para o povo de Deus. Como fundador da comunidade cristã naquela cidade, o apóstolo busca ensinar o que há de melhor para seus filhos na fé para o bem de todos eles.

AS PROFECIAS. Quando se diz: “não desprezeis as profecias” é porque o autor sabe de sua importância para o crescimento e desenvolvimento espiritual da igreja de Cristo. Muitas profecias do Velho Testamento estavam se cumprindo desde a chegada do Messias de Deus e com o nascimento da nova comunidade do Senhor que era a igreja, ou novo Israel. Sem falar que a nova dispensação vinha valorizando em muito os dons proféticos, porque o Espírito de Cristo é o Espírito de profecia, conforme o evangelho.

EXAMINAI TUDO. Nem tudo que acontece no nosso meio é a verdade ou o bem. Não fomos chamados para ser lagartixas e concordar com tudo que se falam nos púlpitos das igrejas, dizendo sempre amém. Quando o apóstolo recomenda que devemos “examinar tudo” é porque temos o direito de discordar de determinadas coisas, em nossas liturgias de cultos, que não estão de acordo com a palavra de Deus. Toda profecia deve ser posta a prova se ela está ou não de acordo com a palavra de Deus.

RETENDE. Temos dois ouvidos, se o que ouvimos estiver de acordo com a palavra de Deus, então, devemos permitir que desça ao nosso coração, mas se a profecia for de acordo com as ideologias ou vontades humanas, não precisamos acreditar. Tem muita gente dando profetadas na igreja, porem, não são profecias, porque não se cumprem. Uma regra básica de se examinar se uma profecia vem de Deus é se ela está de acordo com a palavra do Senhor. Coso contrário, não passa de profetada.

O BEM. O bem é tudo aquilo que envolve a vontade de Deus para as nossas vidas e que produzem edificação espiritual na vida de uns para com os outros. O bem é tudo aquilo que representa a luz e o conhecimento sobre Deus e os seus planos para a igreja de Cristo. O bem é tudo aquilo que envolve a verdade que produz crescimento e desenvolvimento espiritual na vida de todos aqueles que seguem o evangelho.

ABSTENDE-VOS DE TODA. “Se abster” é não participar nem provar, porque é algo que só faz prejudicar a nossa comunhão com o Espírito Santo de Deus. Quando alguém rompe com as coisas do mundo e opta em buscar as coisas de Deus, isso implica em uma série de renuncias quanto às coisas desta vida. Isso quer dizer: Converter-se. Quando alguém segue a Cristo, conforme o evangelho de Deus passa a ser regenerado.

A APARÊNCIA DO MAL. Todo aquele que se converteu dos seus maus caminhos e colocou seus passos na linha do evangelho sabe o que é certo e o que é errado, o que agrada a Deus e o que desagrada ao Espírito Santo. Além do mais, o Espírito Santo lhe avisa com antecedência, quando algo de errado está para acontecer para ser evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...