sábado, 17 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:11

1 Tessalonicenses 4:11 - E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.
E PROCUREIS VIVER. Em textos anteriores o autor buscou aconselhar que os seguidores de Cristo em Tessalônica vivessem dignamente diante do Senhor, dando um bom testemunho diante da sociedade como representantes do reino de Deus. E uma das coisas indispensáveis que o escritor recomendou também, era de que eles precisavam praticar o amor fraternal uns para com os outros. Agora, o apóstolo ainda incentiva que os seus filhos na fé procurem um modo de vida em que a calma e o bem-estar precisam serem buscados a qualquer custo, mesmo enfrentando momentos de perseguição.

QUIETOS. A sociedade desta época vivia sob pressão do império romano e os levantes e as revoluções locais eram corriqueiras, até porque, as pessoas não suportavam mais a exploração tributária do império sobre as classes trabalhadoras e o povo em geral. No entanto, a igreja de Cristo deve em todos os momentos procurar viver uma vida quieta, sem participar das badernas e dos levantes e movimentos sociais que trazem transtorno a sociedade, nem preocupação para os governos, porque a igreja é de paz.

E TRATAR. Como o cristianismo desta época não era considerado uma religião, por não ter sido reconhecido pelo estado como tal, era então chamado de movimento social para libertação do poder do império romano, é tanto que, a igreja representava uma ameaça para as autoridades romanas. Mas, o apóstolo aconselhava aos novos convertidos que não se envolvessem nesses movimentos de rebelião contra as autoridades locais, nem contra o próprio império romano.

DOS VOSSOS PRÓPRIOS NEGÓCIOS. Percebe-se que algumas lideranças sociais dos movimentos anti-romanos estavam tentando usar a comunidade cristã como força de coalização contra as autoridades do império. O conselho do escritor era de que, a igreja de Cristo não devia se envolver nestes movimentos sociais, até porque só iria complicar cada vez mais a situação da comunidade cristã perante o império romano, que naturalmente já considerava o cristianismo como inimigo de Roma.

E TRABALHAR. Por um lado, os movimentos sociais incentivavam as pessoas a se mobilizarem contra as autoridades romanas, movidos pelos sentimentos de libertação. Por outro lado, o governo tentava capitar as pessoas por meio dos programas sócias. Todavia, o apóstolo recomendava que a igreja não se envolvesse nem com os movimentos sociais nem com o governo. Mas que os irmãos trabalhassem em suas próprias atividades e em seus próprios negócios particulares.

COM AS PRÓPRIAS MÃOS. O que o escritor estava tentando repassar para os seus leitores era de que eles não fossem manipulados nem pelos movimentos de libertação contra o governo, nem dependessem da ajuda do governo para sobreviver, mas que todos trabalhassem com as próprias mãos para não dependerem de ninguém. A igreja não pode se tornar refém de quem quer que seja. A igreja segue a Teocracia divina.

COMO JÁ VO-LO TEMOS MANDADO. O próprio apóstolo Paulo dava o seu exemplo de como não depender de ninguém. Ele trabalhava com suas próprias mãos para não depender de ninguém, nem do governo e nem da própria igreja. Ele trabalhava na fabricação de tendas para ganhar o seu pão de cada dia, portanto era independente para fazer a obra do reino de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...