quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:1

Tiago 1:1 - Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
TIAGO. Este Tiago é irmão do Senhor Jesus. Essa é a certeza que tem a maioria dos comentaristas bíblicos, confirmada pela tradição da história do cristianismo. De acordo com o que sabemos, por ser irmão do fundador do cristianismo, se tornou a principal liderança da igreja cristã de Jerusalém, sem contudo tirar o valor apostólico dos que faziam parte do grupo dos doze. É provável que tenha se convertido depois da morte e ressurreição do Senhor Jesus. Há que diga que ele se converteu ao cristianismo, mas ainda restava elementos judaizantes em suas crenças, com isso concorda uma referencias do evangelho (Gálatas 2:12). Quando Paulo esteve em Jerusalém, provavelmente a convite de Pedro, esteve na casa de Tiago, onde foi bem recebido. Esta sua carta, enviada aos Judeus da dispersão só foi reconhecida já no 3º século.

SERVO DE DEUS. Como Tiago estava escrevendo para os Judeus da dispersão, tinha primeiramente que se identificar como alguém que serve a Deus, que no pensamento do escritor era o Deus de Israel. Ele como servo de Deus era aquele ministro que administrava a igreja de Cristo na cidade de Jerusalém, mas que se tornara a principal liderança crista em Israel, depois de ter se convertido ao cristianismo. Nesta expressão de Tiago se percebe um certo tom de humildade de sua parte, ou por outro lado, seria impactante dizer aos seus leitores que era um grande líder da igreja cristã do seu país. Em linhas gerais, essa é uma classificação de todos aqueles que servem ao reino de Deus e qualquer pessoa assim o pode ser, servo de Deus do seu reino e de Cristo.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Já neste ponto de sua carta, ele entra na primeira polêmica com os seus compatriotas, uma vez que nesta época, uma grande parte dos Judeus não aceitavam o fato de que Jesus de Nazaré era na realidade o Messias de Deus, enviado conforme as antigas promessas proféticas do Deus de Israel. Tiago usa o título mais completo, do que se tornou Jesus de Nazaré “Senhor Jesus Cristo”. O Senhorio de Cristo pode ser visto em toda a extensão do Novo Testamento. O nome “Jesus” fala do homem Jesus de Nazaré, aquele que se fez carne e habitou entre os homens. Já o sobrenome “Cristo” fala da missão do Messias de Deus como Salvador da humanidade pelo seu sacrifício expiatória na cruz do calvário em nosso lugar.

AS DOZE TRIBOS. Essa é uma frase do livro de Tiago que tem gerado muita controvérsia, porem, uma coisa é certa, é que temos neste ponto o destino desta carta universal de Tiago, irmão do Senhor. É de comum acordo entre os comentaristas de que esta expressão se refere a todo o Israel. Certamente o escritor se dirige aos Judeus cristãos ou não, que precisavam conhecer o evangelho de Cristo, conforme o pensamento de um Judeu convertido ao cristianismo.

QUE ANDAM DISPERSAS, SAÚDE. Esta maneira global de se dirigir aos seus leitores, nos deixa a vontade para escrever de que esta carta de Tiago, não foi escrita apenas para os seus conterrâneos no país de Israel. Mas que o seu destino foi alcançar a todos aqueles que tinham uma visão escriturística do pensamento no judaísmo, mas que precisavam ter conhecimentos em todo o mundo do que veio a ser o cristianismo. É bom lembrar que muitos Judeus já eram cristãos, principalmente fora do país de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...