sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:27

Tiago 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
A RELIGIÃO PURA E IMACULADA. A palavra “religião” pode ser chamada de ponte que liga o homem a Deus. Nos textos anteriores o autor já havia descrito aqueles que vivem a falsa religiosidade, quando são apenas ouvintes da palavra e não cumpridores dos mandamentos de Deus, como também fala sobre os que fazem parte de alguma denominação, tem cara de religioso, mas não tem controle sobre as suas palavras, a religião deste é vã, diz o escritor. Mas, agora, Tiago dá uma pincelada no que ele chama de religião pura e imaculada. E podemos antecipar o conceito de que este tipo de vida religiosa é pouco praticada, e tem poucos adeptos, porque não é conforme os padrões humanos, mas conforme a vontade de Deus.

PARA COM DEUS O PAI, É ESTA. É um tanto conveniente para alguém olhar para si mesmo, e diante do seu conforto mental, auto se classificar como alguém que vive uma vida religiosa de alto nível. Como também é fácil olhar para alguém e dizer; fulano ou beltrano não tem nada de religioso. O padrão da autêntica vida religiosa não é definida por quem quer que seja, somente Deus, que conhece os pensamentos e as intenções de todos, tem a capacidade e a habilidade ideal para fazer uma justa avaliação do nosso padrão de vida religiosa. A modulação feita por Deus, é absolutamente diferente dos conceitos humanos. Isso porque, o ser humano julga conforme a aparência e o que mais lhe é conveniente. Deus aplica a imparcialidade.

VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS. Conforme o pensamento do autor, neste ponto, ele ataca diretamente a forma como os Judeus entendiam a vida religiosa de um seguidor da legislação mosaica. Neste tempo, os judaizantes estavam sobrecarregados de cerimonialismo, acrescentando-se a isto, o ceticismo dos gnósticos que havia se infiltrado no arraial dos Judeus. O escritor chama a atenção para um ponto importante da religião de Cristo, que é justamente o segundo mandamento do cristianismo, amar ao próximo como a si mesmo. Os órfãos e as viúvas eram os representantes mais próximos de todos aqueles que mais precisam. O escritor não está condicionando a salvação a boas obras, mais sim, falando da vida religiosa que agrada a Deus, o Pai.

NAS SUAS TRIBULAÇÕES. Visitar os órfãos e as viúvas nas suas necessidades. O autor está falando de ajudar aos que mais precisam, e isso fala de ação de boa vontade para com os necessitados. Os praticantes da verdadeira religião são justamente aqueles que se preocupam com o seu semelhante, e que é um cumpridor do segundo mandamento da lei de Cristo, que é o amor fraternal. Nos dias atuais, os órfãos e as viúvas são amparados pelo Estado, mas em tempos mais antigos, quando uma família perdia o chefe do lar, que era o supridor, a família inteira passava por muitas necessidades.

E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO. Finalmente, o autor formaliza um chavão cristão para descrever a verdadeira religião do homem. Guardar-se da corrupção do mundo é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Essa é a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...