domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:1-2

1 Tessalonicenses 5:1-2 - Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.
MAS, IRMÃOS. Neste último capítulo desta mesma carta que Paulo estava enviando para a igreja de Cristo na cidade de Tessalônica, ele dá início ao seu conteúdo, abordando o mesmo assunto, sobre a vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja. O fato do autor chamar os seguidores de Cristo naquela cidade de irmãos, fazia parte da tradição cristã tratar uns aos outros desta forma. Apesar do apóstolo já nesta época ser considerado o grande apóstolo de Cristo aos gentios, ele continuava humilde.

ACERCA DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES. O escritor esta se reportando aos tempos escatológicos no cronograma das realizações de Deus, no que concerne aos acontecimentos futuros, e neste caso, principalmente sobre a vinda eminente de Cristo para buscar a sua igreja. Cristo veio para inaugurar uma nova dispensação, que se desdobrará em acontecimentos nunca vistos antes na história da humanidade. Assim como a primeira vinda de Cristo marcou a história da humanidade em antes e depois, não será diferente na próxima vez que ele retornar a este mundo com poder.

NÃO NECESSITAIS DE QUE VOS ESCREVA. Apesar do tempo em que o apóstolo e seus amigos de missões ter sido breve, mas foi o suficiente para que eles instruíssem a igreja do Senhor Jesus sobre os fatos futuros que envolveria a volta de Cristo e o arrebatamento dos remidos. Quando o escritor afirma que não havia necessidade de escrever sobre este assunto, ele está querendo se referir aos detalhes e pormenores sobre a vinda de Cristo, até porque ele mesmo, quando presente, os ensinou sobre tal.

PORQUE VÓS MESMOS. Além das pregações feitas e os ensinamentos transmitidos pelo grupo de missionários, (porque as pregações sobre assuntos escatológicas são de fato lemas da evangelização) os cristãos de Tessalônica contavam com a própria revelação de Deus, mediante o Espírito Santo, sobre os assuntos abordados. Deus não fará nada, sem que antes revele aos seus servos o que ele há de executar. De maneira que, os irmãos já eram conhecedores da volta de Cristo para buscar a sua igreja.

SABEIS MUITO BEM. Apesar de ser uma igreja recém-formada por meio das atividades evangelísticas de Paulo e seus amigos de ministério naquele lugar, a igreja do Senhor Jesus em Tessalônica ficou bem instruída sobre os assuntos mais importantes do cristianismo, e principalmente sobre a volta de Cristo, que naquela época era um dos temas mais importantes para a igreja. Eles esperavam a Cristo em seus próprios dias.

QUE O DIA DO SENHOR. Este dia do Senhor tem vários significados dentro das páginas da bíblia, mas neste caso, diz respeito à volta de Cristo para buscar a sua igreja que ele comprou com seu sacrifício expiatório. Este será o dia da grande vitória dos seguidores de Cristo sobre o mundo, sobre o pecado e sobre a morte principalmente.

VIRÁ COMO O LADRÃO DE NOITE. Esta metáfora usada pelo escritor nos ensina sobre o modo “surpresa” com que se dará a volta de Cristo, em que o mundo não espera. No dia da volta de Cristo, poucos estarão apercebidos sobre este importante evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...