terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:1

1 Tessalonicenses 4:1 - Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
FINALMENTE, IRMÃOS, VOS ROGAMOS. Este finalmente usado pelo escritor, não significada dizer que ele esteja concluindo a sua carta, até porque temos a nossa frente o capítulo quatro por inteiro e também o capítulo cinco. Mas, o autor está concluindo suas recomendações aos seus leitores de como se deve viver dignamente na presença de Deus. O apóstolo tem por costume chamar os seus leitores de irmãos, destacando a sua igualdade com eles perante Deus. E acrescenta o seu desejo de ver os seguidores de Cristo em Tessalônica crescendo espiritualmente, e se desenvolvendo na fé cristã.

E EXORTAMOS NO SENHOR JESUS. A palavra “exortação” dentro da mensagem do evangelho não tem a mesma conotação impositiva como se percebe na tradução de nossa língua portuguesa, porque ela tem um significado mais brando. Na realidade, o escritor destaca apenas sua autoridade apostólica, para em forma de conselho emitir sua opinião sobre os assuntos que vem a seguir. Por fim, evoca o Senhor Jesus como autoridade maior que autentica suas declarações de cunho doutrinário na palavra.

QUE ASSIM COMO RECEBESTES DE NÓS. O autor faz recordar aos seus leitores dos velhos tempos em que começou a evangelizar os cidadãos de Tessalônica, pregando as boas novas de Cristo, e que eles movidos pelo poder da palavra de Deus se converteram ao cristianismo. Uma vez que corresponderam ao chamado do Senhor Jesus, crendo nas boas novas do evangelho, passaram a receber o discipulado e aprender dos ensinos cristão de como renunciar ao mundanismo pela fé cristã.

DE QUE MANEIRA CONVÉM ANDAR. O apóstolo se refere aos ensinos e as doutrinas transmitidas por ele e por seus companheiros de ministério, quando ainda estavam presentes na igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Além de ser chamado para fazer missões transculturais e levar as boas novas de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido, o apóstolo também carregava consigo o privilégio de ser um ensinador das doutrinas cristãs e da palavra de Deus.

E AGRADAR A DEUS. Os prosélitos do judaísmo procuravam agradar aos sacerdotes, aos escribas e fariseus, da mesma forma, os seguidores das seitas heréticas das religiões pagãs também tudo faziam para agradarem aos seus líderes religiosos. Porem, o escritor desta carta se esforçava o máximo para ensinar aos seguidores do cristianismo de como viver dignamente na presença do Senhor, a fim de acharem graça diante do coração de Pai, vivendo conforme a nova aliança de Deus.

ASSIM ANDAI. Desde o primeiro momento que o homem assume o compromisso de viver para o reino dos céus, ele não mais faz a vontade do mundo, nem das concupiscências da carne, nem a sua própria vontade, mas sim a vontade de Deus.

PARA QUE POSSAIS PROGREDIR CADA VEZ MAIS. O Espírito de Deus passa a governar sobre as vontades de todos aqueles que nascem de novo e passam a ser uma nova criatura, mostrando o caminho do desenvolvimento espiritual. E esse progresso espiritual vem por meio da leitura e meditação na palavra de Deus, uma vida de oração e meditações, com uma dedicação sem reservas nas coisas do reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...