domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:6-7

1 Tessalonicenses 5:6-7 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

NÃO DURMAMOS. O autor continua usando sua linguagem metafórica para dar exemplo aos seguidores de Cristo na cidade de Tessalônica, e para a igreja de Cristo de todos os tempos e lugares, sobre o que se deve e o que não se deve fazer na vida espiritual. Quando alguém esta dormindo, sistematicamente esta pessoa esta despercebida das coisas que estão ocorrendo ao seu redor, da mesma forma, quando alguém está dormindo espiritualmente, esta pessoa fica desatenta a tudo que ocorre.

COMO OS DEMAIS. Essa é uma referência a todos aqueles que vivem sem dar importância às cosas espirituais, mesmo sabendo que as verdades da palavra de Deus são reais, mais, os materialistas preferem da mais importância às coisas desta vida. Todos aqueles que nasceram de novo pela regeneração da palavra de Cristo não podem se igualar aos que são dominados pelas concupiscências carnais e vivem para os prazeres deste mundo enganador, quem segue a Cristo tem que ser diferente.

MAS VIGIEMOS. Está frase posta pelo apóstolo serve como alerta de que os servos de Cristo precisam estar atentos aos fatos que envolvem as profecias escatológicas para os últimos dias da igreja de Cristo aqui na terra. O que esta escrito na palavra de Deus, para nós que vivemos os últimos minutos do relógio de Deus para a igreja de Cristo sobre a terra, já era pregado pelos apóstolos, por Paulo e seus companheiros de ministério. O Espírito e a igreja dizem: ora, vem, Senhor Jesus. Maranata.

E SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.

PORQUE OS QUE DORMEM, DORMEM DE NOITE. Na realidade este é um costume natural da maioria dos seres humanos, que procuram exercerem suas atividades mais diversas durante o dia e reservam a noite para dormirem e repor suas energias gastas durante o dia. Na vida espiritual, não é diferente, porque é durante a noite da vida que as pessoas se embrenham nas mais sórdidas canalhices que o mundo oferece. A noite, neste caso, fala sobre as obras mais reprováveis que se podem praticar no dia a dia.

E OS QUE SE EMBEBEDAM. Se embriagar significa perder o controle e passar a ser dominado por uma força exterior. O autor persiste em usar sua linguagem metafórica para representar aqueles que se deixam dominar pelo mundo, pelos vícios ante sociais e pelo diabo com os seus demônios, o que é mais perigoso ainda.

EMBEBEDAM-SE DE NOITE. Nesta frase se percebe o mecanismo que o diabo com os seus demônios utilizam para dominar e escravizar as pessoas. E isso se dar pelas práticas mais sórdidas que os rebeldes se deixam enredar pelas obras das trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...