quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:17

Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
TODA A BOA DÁDIVA. Neste ponto do seu escrito o autor faz uma mudança brusca de assunto para aliviar um pouco a tensão dos seus leitores, quanto à dureza dos temas que ele vinha abordando. Deixando por um momento a linha de exortação que comumente faz parte do conteúdo de sua carta, Tiago, como que citando a cifra de um cântico cristão de sua época, agora, fala de temas amenos para que os seus leitores possam dar uma respirado, diante de tanta pressão doutrinária. Toda boa dádiva, diz respeito a tudo de bom que procede da parte de Deus para a humanidade e principalmente para o seu povo. São as bênçãos sem medida derramadas sobre nossas vidas, tudo para o nosso bem-estar e felicidade completa.

E TODO O DOM PERFEITO. Certamente o escritor estava pensando na capacitação que Deus faz na vida de cada um dos seus servos, quando colocou neste texto a palavra dom. A começar pela inteligência que o Senhor faz raiar na mente daqueles que o busca de todo o seu coração. É o Criador de todas as coisas que fornece a capacidade do ser humano desenvolver suas habilidades no conhecimento de alguma coisa, a isso se dar o nome de dom de Deus. É na alma do ser humano onde o Senhor trabalha em suas capacidades mentais para impregnar suas impressões digitais, dando a cada um a medida certa do saber para que o homem cumpra sua missão para a qual foi criado. Nos que são iluminados com a luz do evangelho dá o Senhor os dons perfeitos, porque do contrário ninguém teria capacidade para desenvolver qualquer atividade em direção ao reino de Deus, nos dons espirituais.

VEM DO ALTO. O autor deste tratado nos fornece o endereço correto de onde vem estas boas dadivas e os dons perfeitos por ele citados. Que o ser humano reconheça ou não, que agradeça ou não, mas os mistérios do aprendizado e o desenvolvimento da inteligência humana vêm do alto, vem de cima, vem dos céus, vem de Deus. A forma como Deus trata todos os seres humanos nos ensina de sua grandeza e perfeição, uma vez que a grande maioria nem reconhecem de que tudo de bom que acontece com as pessoas vem da parte do Senhor, assim como as habilidades e os conhecimentos que cada um tem. Boa parte das pessoas acham que o seu desenvolvimento nas áreas de progresso de suas vidas, se deve aos seus esforços pessoas, ou a sorte, quando a verdade diz nas Sagradas Escrituras que vem de Deus.

DESCENDO DO PAI DAS LUZES. Na frase anterior o escritor nos fornece o endereço de onde vêm as boas dádivas e os dons perfeitos, mas agora ele nos revela a fonte de onde procedem estas bênçãos sobre as nossas vidas, descendo do Pai das luzes. Isso nos ensina de que as coisas boas e o desenvolvimento de nossas habilidades nos vêm em forma de luzes. Somos apenas administradores daquilo que temos e possuímos, porque o verdadeiro dono é o Criador de todas as coisas.

EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO. Esta expressão fala sobre a imutabilidade de Deus e de Cristo. Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As pessoas mudam conforme lhes são convenientes para cada situação, mas o nosso Deus é o mesmo desde a eternidade e sempre o será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...