terça-feira, 27 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:18-19

1 Tessalonicenses 5:18-19 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito.
EM TUDO. O homem natural se gaba de seus sucessos financeiros as suas capacidades e habilidades que adquire pelos seus esforços ou experiências de vida. Eles não atribuem a Deus os benefícios recebidos, nem muito menos reconhecem que tudo provêm do Criador. Todavia, os verdadeiros servos de Cristo em tudo agradecem a Deus os benefícios alcançados, porque são conscientes que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem daquele que nos ama e trabalho em prol daquele que nele espera.

DAI GRAÇAS. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que os seres humanos inteligentes e honestos dirigem ao Criador as bênçãos recebidas. Temos no princípio da criação o caso de Abel, que soube reconhecer a grandeza de Deus. Os israelitas como nação também teve sempre a consciência que o Deus poderoso agia em prol daquela nação. Com a igreja de Cristo, não é diferente, os seguidores do evangelho sabem de que as coisas boas que nos acontecem vêm do nosso Pai celestial.

PORQUE ESTA É A VONTADE. O Espírito de Deus trabalha na mente e no pensamento de todo aquele que é verdadeiramente convertido pelo evangelho das boas novas, a fim de lhes conscientizar da importância de render graças ao Senhor pelas bênçãos recebidas. Como se diz em um jargão evangélico: a ingratidão machuca até o coração de Deus. De forma que, todo cristão verdadeiro sabe de que não tem capacidade própria para nada, por isso se dirige ao Deus de amor para agradecer tudo que recebe.

DE DEUS. É como se o apóstolo fizesse uma leitura do desejo do coração do Pai neste assunto, e afirmasse para seus filhos na fé: Olha meus queridos, não deixem de reder graças ao nosso Deus por tudo de bom que vos acontecem, porque isso agrada ao coração do Criador. O Deus ao qual o escritor se reporta, não diz respeito a um ídolo nem uma imagem de escultura, mas sim, ao Deus único e verdadeiro, aquele que está em todo lugar, aquele que conhece todas as coisas e o que é Todo-poderoso.

EM CRISTO JESUS. O evangelho transmite uma unidade perfeita entre Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo. A palavra Cristo nos fala sobre a missão do Messias de Deus como redentor da humanidade, principalmente no tocante ao seu sacrifício expiatório em prol da sua igreja. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer “Salvador”. Deus, o Pai se agrada, quando nós lhe dirigimos ações de graças em nome de Cristo.

PARA CONVOSCO. O mundo não sabe reconhecer que as coisas boas que acontecem provem do Criador para benefício de todos, até porque Deus não faz acepção de pessoas. Mas, os remidos em Cristo sabem que o nosso Deus sempre estende uma mão amiga e protetora para ajudar e abençoar os seus filhos em toda a terra. É uma tradição da igreja de Cristo em todos os tempos e lugares render ações de graças ao Deus benevolente.

NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO. Tem versão bíblica que diz: “não apagueis o Espírito”, com isso o escritor recomenda aos seus filhos na fé em Tessalônica, que o Espírito de Deus tem que estar sempre vivo em seus corações. A igreja não pode se esquecer que o Espírito Santo é a força viva e eficaz de Deus na vida dos remidos de Cristo Jesus. Vivemos e andamos pelo poder do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...