quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:18

Tiago 1:18 - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
SEGUNDO A SUA VONTADE. A vida espiritual não tem o mesmo processo da vida natural. A vida espiritual é gerada diretamente de conformidade com a vontade de Deus. Enquanto que a vida natural é segundo a vontade dos homens. Isso pode ser visto em João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Esta vida espiritual tem início com o verdadeiro arrependimento, por meio do processo da transformação da natureza e da personalidade, que tem como resultado o perdão dos nossos pecados, e culmina em plena comunhão com Deus (Atos 3:19).

ELE NOS GEROU. O pronome “ele” diz respeito ao Deus Criador, que é a origem desta nova dimensão de vida, a vida espiritual. Segundo a sua vontade, Deus nos gerou, ou seja, este novo nascimento espiritual se dar pelo Espírito de Deus, João 3:3-6 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Este é o nascido de cima.

PELA PALAVRA DA VERDADE. Esta palavra da verdade é justamente o evangelho poderoso de nosso Senhor Jesus Cristo. O homem escuta a mensagem das boas novas de Cristo, dá crédito a palavra da verdade, e o Espírito de Deus faz uma transformação de personalidade e natureza no homem natural para que ele seja uma nova criatura em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Há uma necessidade de se pregar o evangelho (Marcos 16:15), para que as pessoas possam ser geradas de novo pelo poder da mensagem libertadora do evangelho glorioso de Cristo. Esta é a proposta da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o Salvador.

PARA QUE FÔSSEMOS COMO PRIMÍCIAS. Só lembrando, esta carta de Tiago foi escrita para os Judeus da dispersão, seguidores do judaísmo ou do cristianismo. E Israel sempre foi um povo que se achava especial, por conta de ter uma aliança com Deus deste os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, Tiago agora mostra que Deus estabeleceu uma nova aliança com todos os povos em que a igreja de Cristo é que passou a ser especial para o reino de Deus e de Cristo. O mundo não aceita esta prerrogativa de exclusividade para a igreja do Senhor Jesus, mas é a realidade última de Deus.

DAS SUAS CRIATURAS. Todos os seres humanos são classificados de criaturas de Deus segundo as Santas escrituras. Mas existe um povo especial, o qual é chamado povo de Deus, que de conformidade com a nova dispensação, não é o Israel, como nação, mas sim a igreja de Cristo. E isto não se fala em uma denominação, como organização religiosa, mas dos remidos pelo sacrifício eficaz do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Esta é a igreja espiritual do Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...