quinta-feira, 22 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:12-13

1 Tessalonicenses 5:12-13 - E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam. E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
ROGAMO-VOS, IRMÃOS. O cuidado que o apóstolo tinha para com os seus filhos na fé era tão grande, que ele roga a todos que atendam as suas recomendações quanto ao que ele passa a expor por meio desta carta. O fato de o escritor chamar os seus leitores de irmãos, isso se dar por ele não se achar superior aos demais seguidores do Senhor Jesus, além do mais, era um costume na igreja primitiva, todos se considerarem irmãos, conforme a palavra de Deus em (João 1:11-12).

QUE RECONHEÇAIS OS QUE TRABALHAM ENTRE VÓS. Ficamos sabendo neste ponto de sua carta, que o apóstolo quando ainda presente com os irmãos daquela igreja, teve o cuidado de preparar lideranças locais para mais tarde, com sua ausência, eles tomarem conta da comunidade cristã naquele lugar. O líder ideal, não é aquele que se acha o rei da cocada preta, mas sim, aquele que prepara seus sucessores, porque ele sabe que não é insubstituível. Havia na igreja de Tessalônica lideranças locais.

E QUE PRESIDEM ENTRE VÓS NO SENHOR. Neste texto, o autor fala sobre os que trabalham, os que presidem, e os que admoestam. Porem, não são três grupos de pessoas, mais sim, os mesmos, que nesta frase significa, os que eram lideranças locais da comunidade cristã. Como o apóstolo era um missionário, que vivia de fundar igrejas em várias partes do mundo, enquanto estava em uma cidade evangelizando, já se preocupava em preparar lideranças locais para darem continuidade à obra de Deus.

E VOS ADMOESTAM. Estes a quem o escritor se refere podem ser os pregadores itinerantes ou missionários cristãos que viviam visitando as igrejas espalhadas por todas as partes para lhes transmitirem as doutrinas cristãs. Como também podem ser os mestres locais de cada igreja, constituídos por Paulo como ensinadores das doutrinas da nova dispensação da graça. Por fim, podem representar os obreiros locais que administravam a comunidade cristã, alimentando o rebanho com as doutrinas da palavra de Deus.

E QUE OS TENHAIS EM GRANDE ESTIMA. Assim como o próprio apóstolo gostava de receber o bom tratamento da igreja de Cristo a sua pessoa, da mesma forma ele deseja que os seguidores do Senhor Jesus na igreja que estava em Tessalônica dessem o mesmo tratamento aos seus líderes locais. A bíblia diz que, profeta de casa não tem honra, e por saber desta verdade é que, o escritor tenta apaziguar esta questão.

E AMOR, POR CAUSA DA OBRA. Além de tratar os líderes locais da igreja de Cristo em consideração, o apóstolo recomenda também que os irmãos fossem amorosos com os tais. Eles cuidavam da obra de Deus e administravam a comunidade cristã, por isso mereciam ser bem tratados e que o amor fraternal fosse algo prático, caso contrário, quem teria os prejuízos e as consequências seria a obra de Deus.

TENDE PAZ ENTRE VÓS. É bem provável que naqueles dias, algumas contendas existissem entre os irmãos daquela igreja por questões locais. No entanto, o escritor mostra uma saída viável e do bem, que era justamente o fruto da paz entre eles. É provável que estivesse havendo algum tipo de movimento contra as lideranças locais daquela igreja, e que somente a harmonia poderia reverter o quadro, pela paz entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...