terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:9

1 Tessalonicenses 4:9 - Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.
QUANTO, POREM, AO AMOR FRATERNAL. Desde os tempos do judaísmo, que os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó eram praticantes do amor fraternal. A vida e o ministério do Senhor Jesus foi demarcado pela prática no dia a dia deste amor para com os seus e para com todos. A própria lei de Cristo está baseada no amor, primeiro para com Deus e depois para com o próximo. Uma das provas de que alguém efetivamente se tornou um discípulo de Cristo é quanto este pratica o amor fraternal.

NÃO NECESSITAIS DE QUE VOS ESCREVA. O apóstolo teve o privilégio de conviver o tempo suficiente com a igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica para perceber o quanto os irmãos eram bondosos uns para com os outros, e isso na prática do amor fraternal ensinado pelo grande Mestre, Jesus de Nazaré. Por isso que o escritor não viu a necessidade de escrever muito a respeito deste tema. Apenas ele usa essas poucas linhas para fazer lembrar que este era um dever do cristão.

VISTO QUE VÓS MESMOS. Certamente se passa pela mente do apóstolo os atos de bondade de uns para com os outros, entre todos os que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade. Ele próprio teve bons e inesquecíveis momentos de acolhimento quando esteve com o povo de Deus naquele lugar. A chegada de Timóteo com o relatório do que acontecia na comunidade cristã de Tessalônica era uma prova que os seguidores de Cristo continuavam sendo amorosos como sempre.

ESTAIS INSTRUÍDOS. O próprio apóstolo, juntamente com os seus companheiros de missão deram exemplo prático de como os novos convertidos deveriam se portar uns para com os outros na prática de atos de bondade uns para com os outros. Como também fazia parte da personalidade e do caráter de todos os irmãos serem benevolentes com os que eram mais carentes, com os que mais precisavam e com os que eram perseguidos por confessarem o nome de Cristo e serem cristãos.

POR DEUS. Anteriormente, o escritor havia dito para seus leitores de que ele e seus companheiros de ministério eram legítimos representantes de Deus e que suas mensagens estavam de conformidade com o pensamento do Senhor. Agora, ele confirma que, o próprio Deus se encarregava de impregnar no coração dos que faziam parte daquela igreja os seus ensinos, e não há nada de errado em confirmar que Deus usa seus servos como seus instrumentos para semear a sua palavra.

QUE VOS AMEIS. A legislação mosaica era baseada em mandamentos e mais mandamentos, que tinham a força da lei como engrenagem para cobrar dos seguidores do judaísmo obediência irrestrita a letra. O Messias de Deus, prometido conforme as profecias messiânicas veio para implantar uma nova dispensação da graça, em que seu lado forte é o amor para com Deus e o amor fraternal para com o próximo.

UNS AOS OUTROS. Dentro da comunidade cristã, dos remidos em Cristo, a prática deste amor fraternal de uns para com os outros é a prova efetiva de que realmente alguém se converteu de verdade pelo poder do evangelho libertador. Todos os cristãos estavam passando por perseguições e precisavam se apoiarem mutuamente uns aos outros. E isso só era possível, por meio do amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...