quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:19-20

Tiago 1:19-20 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS. O escritor antes de dar início a mais algumas exortações mais fortes, desarma os ânimos dos seus leitores lhes dando um tratamento especial, quando os chamam de “meus amados irmãos”. O fato de que Tiago reitera o direcionamento de sua carta aos seus irmãos, isso defende mais uma vez a tese de que ele estava escrevendo para os Judeus da dispersão. Usando o chavão de amados, ele deixa transparecer de que tinha laços de amor fraternal para quem estava escrevendo. Classificando-os de irmãos, o autor cita uma tradição judaica-cristã de tratamento igualitários entre seus pares, tendo como Pai o mesmo Deus.

TODO HOMEM SEJA PRONTO PARA OUVIR. Em forma de conselho, o escritor chama a atenção dos seus leitores para algo muito importante. Geralmente, a maioria das pessoas gostam de falar e expressar suas ideias e pensamentos, quando na realidade deveriam estarem mais aptas a ouvir do que a falar. O evangelho estava sendo pregado tanto em Israel, como em todo o mundo, onde estavam espalhados os Judeus da dispersão. E para aceitarem os novos conceitos do cristianismo e a realidade de uma nova dispensação, a dispensação da graça, bastava serem ouvintes das boas novas do evangelho de Cristo Jesus, o Messias de Deus, prometido a Israel.

TARDIO PARA FALAR. Esta é uma recomendação que pouco se cumpre no meio do povo de Deus, uma vez que, muitos preferem aparecer, por meio das oportunidades para pregar ou ensinar. É efetivamente frenética a ênfase que se dar ao ativismo em torno das oportunidades que se buscam para aparecem nos púlpitos das igrejas. Esquecendo-se deste tão importante conselho, de que é melhor ouvir do que falar, até porque quando se fala gera responsabilidade sobre cada palavra pronunciada. Não da para entender porque se dar tanto valor a determinados textos bíblicos, em detrimentos de outros, ao que tudo indica isso faz parte de um jogo de interesses.

TARDIO PARA SE IRAR. Esta recomendação do autor desta carta, atenta para o comportamento de todo aquele que diz ter o temor de Deus, ou ser um seguidor do reino de Cristo. Todo homem seja tardio para se irar, porque este estado emocional representa a falta de controle próprio. Aquele que vive para Deus conforme o evangelho glorioso de Cristo, não deve dar lugar à raiva, ódio, ou a ira, uma vez que, melhor é o amor, a comunhão e a compreensão do que os sentimentos negativos.

PORQUE A IRA DO HOMEM. A palavra ensina: Não se ponha o sol sobre a vossa ira. No momento em que nos sentimos injustiças, insultados ou agredidos, é natural uma reação a altura. No entanto, o Espírito de Deus nos lembra de que devemos seguir as pisadas do Mestre, e prontamente somos dominados pela compreensão e a paz.

NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Deus é justiça e sabe recompensar a cada um de forma imparcial. Se alguém nos tratar com injustiça, não devemos revidar, mas esperar que a justiça divina venha a operar em nosso favor. Não devemos ser vingativos, mas entregar tudo nas mãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...