terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:6

1 Tessalonicenses 4:6 - Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
NINGUÉM OPRIMA. Desde os tempos mais remotos da humanidade que a sociedade e civilizações foram divididas em classes sociais em que os mais abastados exerceram domínio sobre os mais pobres da sociedade. Todavia, na igreja de Cristo e entre os que confessavam a mesma fé no Senhor Jesus, não devia prevalecer este sentimento do domínio, como entre os gentios e incrédulos da sociedade. Os irmãos e líderes da comunidade cristã de Tessalônica não podiam oprimir os menos favorecidos pelo fato de possuírem mais posses econômicas ou poder e influencia sobre a igreja.

OU ENGANE A SEU IRMÃO. De princípio esta carta estava sendo enviada para todos os que faziam parte da igreja do Senhor Jesus naquela cidade, se bem que com o passar do tempo se espalhou pelas demais igrejas já fundadas até chegar até nós. De forma que a recomendação do escritor recai sobre os mais bem sucedidos da igreja bem como os que exerciam influencia sobre os menos favorecidos. Usar o poder econômico para oprimir ou enganar os pequeninos de Cristo, isso não podia nem pode.

EM NEGÓCIO ALGUM. O ser humano natural e principalmente os que são dominados pela força do capitalismo opressor procuram tirar proveito em todas as situações, mesmo que para tanto tenham que passar a perna nos outros. Mas, o mesmo não pode acontecer com os que se dizem cristãos, até porque para o evangelho de Cristo, o ser humano está acima em valor do que os bens materiais. Quem confessa a Cristo como Senhor e Salvador deve se comportar em par de igualdade com os outros.

PORQUE O SENHOR É VINGADOR. O apóstolo estava sendo e exercendo o papel de bom conselheiro para os seus filhos na fé, os exortando sobre o perigo que estavam correndo aqueles que não estavam praticando o amor fraternal, dentro da comunidade cristã. Deus estava vendo tudo e tomaria as devidas providências contra aqueles que oprimissem ou enganasse seu irmão na fé, isso porque Deus é justiça. A mesma bíblia que diz que o Senhor é amor e misericórdia, diz que ele é vingador.

DE TODAS AS COISAS. Nada passa despercebido diante da Onipresença e Onisciência do Deus Criador. De forma que, se alguém oprimir ou enganar o seu próximo, e principalmente os domésticos da fé, vai prestar contas diante do Deus de Justiça. Alguém pode até tentar enganar ao seu semelhante de alguma forma, mas não a Deus. Quando diz que Deus é vingador, é porque ele vai pedir conta das obras de todos.

COMO ANTES VO-LO DISSEMOS. Além de usar o tempo em que esteve na cidade de Tessalônica para evangelizar, o apóstolo e seus amigos de ministério também se dedicaram no ensino das doutrinas cristãs aos novos convertidos, o que chamamos de discipulado cristão. O autor instruiu bem os seus filhos na fé sobre estes assuntos.

E TESTIFICAMOS. Certamente o escritor juntamente com seus companheiros de missão, além de pregar para os novos convertidos sobre a honestidade e o amor fraternal entre eles, também mostrava exemplos práticos de como isso acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...