quinta-feira, 22 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:10-11

1 Tessalonicenses 5:10-11 - Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso, exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
QUE MORREU POR NÓS. O escritor está se referindo ao Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos curar da chaga do pecado e nos remir das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Cristo em nosso lugar foi uma morte expiatória ou vicária.

PARA QUE, QUER VIGIEMOS. A partir do momento que exercemos a nossa fé plenamente no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, podemos descansar nos efeitos positivo de sua morte redentora, porque o resultado é a vida eterna. Nesta aliança com Deus mediante Cristo Jesus, o ser humano entra com sua fé, enquanto que, o Senhor Jesus já entrou com tudo o mais que é necessário para que sejamos ricamente beneficiados com os favores divino. Nisto está a grande bondade de Deus.

QUE DURMAMOS. Percebe-se pela expressão do autor que o ser humano, que é predestinado pela chamada e eleição do Criador para a salvação e, não pode nem tem muito o que fazer por si próprio, até porque o que Cristo já realizou é suficiente para trazer o homem de volta aos braços de Deus. Tanto acordado, quanto dormindo, ou vivo ou morto, de todas as formas, os remidos em Cristo estão protegidos, e são beneficiados com a obra redentora do Filho de Deus em prol de sua igreja remida.

VIVAMOS JUNTAMENTE COM ELE. Cristo é a ressurreição e a vida, bem como todos aqueles que creem nele são beneficiados com sua ressurreição também. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Certamente o escritor se refere a vida biológica, mas, principalmente a vida espiritual, com destaque na vida eterna, que será a vida plena dos remidos em Cristo.

POR ISSO, EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS. No momento, o apóstolo não podia estar pessoalmente com os irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade, por isso que ele estimula os seguidores do Senhor Jesus a que se dessem o privilégio de ensinar uns aos outros de como viverem dignamente perante o Deus poderoso. Exortar, neste caso, é aconselhar para o que é melhor e sempre positivo.

EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS. Nem Paulo, nem tão pouco os seus amigos de missões podiam estar interagindo neste momento com a igreja de Cristo naquela cidade por enquanto para poderem instruir os irmãos de como viverem uma vida digna perante o Senhor. Por isso que, os seguidores de Cristo deviam edificar uns ao outros.

COMO TAMBÉM O FAZEIS. Quando ainda estava presente entre eles, certamente o apóstolo já os aconselhava de que na ausência dos missionários, os irmãos procurassem se ajudarem uns aos outros na prática do amor fraternal e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...