sábado, 17 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:13

1 Tessalonicenses 4:13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
NÃO QUERO. Percebe-se a preocupação do apóstolo com os seus filhos na fé, e com todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Tessalônica. O que o autor passa a recomendar aos seus leitores, certamente eram assuntos recorrentes naquela cidade, e alguns já haviam partido desta vida em meio às perseguições dos judaizantes, das autoridades romanas e dos líderes das seitas heréticas do paganismo. O conselho do apóstolo era no sentido de poupar os irmãos de perderem a esperança, em meio às tribulações, perseguições, prisões e até a morte de alguns cristãos.

POREM, IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por pertencerem à mesma arvore genealógica de um mesmo tronco chamado Adão e Eva. Já os judeus se consideram irmãos por pertencerem aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, portanto, de uma mesma família. No que concerne aos cristãos, todos se consideram irmãos uns dos outros, porque diz o evangelho que somos todos filhos de Deus por Cristo Jesus.

QUE SEJAIS IGNORANTES. O homem natural é absolutamente desconhecedor das verdades sobre a vida após a morte biológica ou física, e isso porque todos os incrédulos pensam que ao partirem desta vida, tudo se acabou, e usam isso como desculpas para tentarem fugir da responsabilidade de prestarem conta das suas obras. Porem, a igreja de Cristo é sabedora de que a morte física ou biológica é o portal da eternidade para a salvação em Cristo Jesus, ele que veio salvar a sua igreja.

ACERCA DOS QUE JÁ DORMEM. Enganam-se aqueles que pensam que a morte física ou biológica é o fim da história dos seres humanos. Para os remidos em Cristo Jesus, a morte física ou biológica é apenas um sono, porque quando acordarmos estaremos para sempre com o Senhor, o que o evangelho chama de vida eterna. Os que já dormem em Cristo são todos aqueles que partiram desta vida com Cristo, e que estão no paraíso, aguardando a volta do Filho de Deus, que vem buscar a sua igreja.

PARA QUE NÃO VOS ENTRISTEÇAIS. O mesmo escritor em uma de suas cartas escreveu o seguinte: Se os mortos não ressuscitam, é vão o nosso trabalho. Porque os seguidores de Cristo estavam suportando tamanhas perseguições, sendo presos e mortos por defenderem o cristianismo? Porque eles todos tinham a certeza de que se chegassem a morrer por defenderem a sua fé no Salvador, receberiam a recompensa da ressurreição dentre os mortos, como aqueles que dormiam no Senhor.

COMO OS DEMAIS. Estes “demais” são todos aqueles que pela incredulidade não tem a esperança de que mesmo depois da morte física continuam existindo. Os ímpios não acreditam na vida após a morte biológica, portanto, não acreditam em vida eterna.

QUE NÃO TEM ESPERANÇA. Os que não vivem de conformidade com as boas novas do evangelho de Cristo se comparam aos animais, isso porque eles não acreditam na imortalidade da alma e do espírito. Portanto, não tem esperança de salvação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...