quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:13

Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
NINGUÉM. A tentação ao mal não vem de Deus, é o novo tema abordado pelo escritor. Tendo escrito que as provações da vida que temos que atravessar não são para o mal, nem para nosso prejuízo. Agora, Tiago fala de que as tentações, essas sim, são perigosas, porque não vem de Deus e sim do nosso inimigo, porque são para o mal. Além do mais, o autor deixa bem claro, que estas tentações vêm de nós mesmos e de nossas ambições pessoas. Desde a queda da raça humana que a síndrome do pecado passou a habitar na alma de todos, de forma que o livre arbítrio nos leva a sempre tomarmos decisões, ou para o bem ou para o mal. Seja a tentação externa ou interna, a decisão final é sempre de cada um de nós. Isso é livre arbítrio.

SENDO TENTADO, DIGA. Um exemplo claro de casos como este parafraseado pelo auto é o de Adão e Eva. Onde o nobre casal entrou em um dilema, no memento da tentação, onde por um lado, Deus havia dado um mandamento, por outro lado, veio o diabo e lançou uma proposta, no meio estava o ser humano, que podia rejeitar a oferta de satanás para fazer a vontade de Deus. O que aconteceu? O ser humano fracassou e com ele todos passaram a pecar voluntariamente contra os princípios divino. Ninguém esta livre da tentação e ela vêm para nos por no limite entre o bem o mal, cabe a nós optarmos pela vontade de Deus, que é boa, ou cedermos as tentações do inimigo, simplesmente para nosso prejuízo e distanciamento da presença de Deus.

DE DEUS SOU TENTADO. Ninguém diga que é tentado por Deus. O ser humano tem um vazio enorme dentro de se mesmo, que o torna insaciável. Nesta busca pelos interesses pessoas, sua medida nunca enche. Razão porque o ser humano está sempre querendo mais e com isso entra em muitas tentações e ciladas do diabo. Adão e Eva tinham tudo que precisavam ali diante de suas mãos, mas na primeira oportunidade de conquistar alguma coisa em excesso, quebrou a aliança de fidelidade com o Criador para satisfazer o ego pessoal. Foi o caso de Lúcifer, ele era um anjo de Deus, que tinha tudo, foi tentado pelo mal, desejou tomar o lugar de Deus e deu no que deu, foi expulso da presença do Criador, com prejuízos eternos.

PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL. O Criador é o bem em essência. Nada que envolve o que é mal, tem parte com Deus. De forma que Deus não tenta a ninguém, com isso entende-se que a tentação não vem de Deus, mas do mal, e o mal é justamente a manifestação do diabo e os seus demônios, que é a personificação de toda espécie de males que há no mundo. As intervenções de Deus são por meio de provações, mas sempre para o bem e para nossa edificação e aperfeiçoamento. Já a tentação vem do diabo para nos fazer pecar contra a vontade de Deus, ou de nós mesmos, quando somos dominados pelos nossos interesses pessoas de querer mais do que precisamos ou somos. Deus não tem nenhuma associação com o mal.

E A NINGUÉM TENTA. Deus a ninguém tenta, até porque ele não precisa tentar a quem quer que seja, porque ele é Deus. O Criador não induz ninguém a tomar decisões para o que é errado, nem tenta a quem quer que seja para praticar pecados. A sua soberana vontade é que todo ser humano desfrute do bem, da luz e da bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...