sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:26

Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
SE ALGUÉM ENTRE VÓS. O autor não menciona nem direciona sua exortação como que apontando para uma pessoa, nem faz a afirmação que realmente exista entre seus leitores este alguém, ele faz uma suposição ao condicionar à diretiva. No entanto, trazendo para os dias de hoje, essa mensagem tem endereço certo para muitos que vivem uma vida religiosa artificial ou de aparências, sem, no entanto, ter controle sobre seus vícios negativos de linguagem. A realidade é que existem muitas pessoas com o status de cristão, mas que longe está de ter controle próprio sobre sua forma de comunicação para com o seu próximo. Na maioria das vezes a pessoa não é perversa em praticar o mal físico contra outrem, todavia, suas palavras são reprovadas porque são acusativas, caluniosas e que procura denegrir a vida do seu próximo.

CUIDA SER RELIGIOSO. Se alguém entre vós cuida ser religioso. O que mais se percebe no meio das denominações são pessoas querendo ser religiosas e não cristãos verdadeiros. Existem nos dias de hoje, muitos modismos no meio cristão, que na verdade não passam de ativismo religioso. Muitos se envolvem tão cegamente nestes ativismos religiosos que nem percebem que estão a serviço de uma organização religiosa e não do reino de Deus e de Cristo. Isto porque, qualquer atividade religiosa com finalidades diretas ou indiretas de alguém levar vantagens financeiras, não tem nada a ver com o evangelho. Uma vez que o evangelho tem como finalidade as coisas espirituais e não matérias. Dai de graça o que de graça recebestes, isso é evangelho.

E NÃO REFREIA A SUA LÍNGUA. A pessoa pode morar dentro de um templo religioso, pode andar com uma bíblia debaixo do sovaco ou na mão, pode parecer bastante espiritual, pode ser um pregador eloquente, pode ser um líder religioso, pode andar de vestes compridas, pode está de palito e gravata, mas se não tiver controle sobre suas palavras não adianta. E isso não se refere somente a palavrões, a acusações ou ao usa das palavras para denegrir as pessoas, mas, diz respeito ao controle da nossa forma de comunicação em geral. Não se pode usar da palavra para julgar a vida de quem quer que seja, nem agredir aos outros, nem muito menos usar de ignorância no falar para gerar conflitos. O evangelho são boas novas de paz e não de guerra.

ANTES ENGANA O SEU CORAÇÃO. A mensagem central do evangelho quando se fala sobre o “coração do homem”, diz respeito ao homem interior, a sua alma, seu caráter e sua personalidade. É perca de tempo se envolver em tonto ativismo religioso e modismos, fazer parte desta ou daquela denominação, se a pessoa não tem controle sobre suas palavras. Faz-se necessário um monitoramento constante sobre o que estamos falando, pregando, ou ensinando. O mesmo autor escreveu: Todo homem esteja pronto a ouvir, e tardio em falar. O ideal é sempre falar do que é bom e certo.

A RELIGIÃO DESSE É VÃ. Nesta classificação se enquadram os cristãos confessos, mas não práticos, que dizem fazer parte de uma denominação, mas que a vida não condiz com o que fala. A chamada falsa religiosidade é perigosa, porque a pessoa acha que está correta, mas no fundo, no fundo, está sendo reprovada pela verdade e por Deus. Somente a própria pessoa tem condições de avaliar o seu nível de fé e temor a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...