sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 2:1

Tiago 2:1 - Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
MEUS IRMÃS. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que os homens mais primitivos se consideravam irmãos uns dos outros, porque sabem que em Adão e Eva são encontrados o tronco inicial da raça humana. Já os judeus (para quem Tiago estava escrevendo) se consideravam irmãos, porque diziam pertencerem aos mesmos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No tocante aos cristãos, todos se consideram irmãos porque em Cristo Jesus, somos todos filhos de Deus (João 1:11-12).

NÃO TENHAIS. Assim como a legislação mosaica está repleta de proibições e regras, e como Tiago era um judeu convertido ao cristianismo, e porque também ele estava escrevendo para os judeus da dispersão, convertidos ao cristianismo ou não, o autor também tem por costume impor aos seus leitores proibições e regras. Estamos estudando uma das cartas do Novo Testamento mais complexa porque se faz necessário conhecer bem quem estava escrevendo e para quem estava escrevendo.

A FÉ. Existe a fé natural que é exercida até mesmo pelos mais incrédulos da sociedade, que é aquela fé baseada nos sentidos humanos e nas razões de ser. Existe a fé conforme o pensamento judaico, que é aquela fé confirmada pela obediência aos preceitos da legislação mosaica, quando alguém segue esta fé, ele barganha com Deus cobrando e exigindo o cumprimento da palavra proposta. E existe a fé cristã, sobre a qual o autor se refere, como sendo aquela fé necessária para agradar a Deus.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio do Messias de Deus já era destacado antes mesmo de sua vinda a este mundo, conforme se pode ler em Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. E isso é confirmado no Novo Testamento em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o “Senhor”, para glória de Deus Pai.

JESUS CRISTO. Também conhecido como Jesus de Nazaré, o filho de Davi, conforme a descendência da tribo de Judá. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e significa “Salvador da humanidade” Este nome é uma transliteração do nome de Josué. Já o sobrenome Cristo, quer dizer: Enviado de Deus ou ungido de Deus Pai. A palavra “Cristo” tem um significado muito mais abrangente do que se possa imaginar, porque envolve a missão do Messias de Deus para redimir a humanidade perdida.

SENHOR DA GLÓRIA. Cristo cumpriu com sucesso sua missão determinada pelo Pai, foi exaltado soberanamente pelo Deus Todo-poderoso, está assentado a destra da majestade celestial como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, por isso é o “Senhor da glória”. Isso nos ensina sobre a superioridade do Filho de Deus sobre toda a criação.

EM ACEPÇÃO DE PESSOAS. Um judeu escrevendo para os judeus seguidores da legislação mosaica ou do cristianismo. O povo judeu sempre se acharam pessoas superiores aos gentios, porque se gabavam de ser o povo da aliança com Deus. No entanto, a nova dispensação quebrou essa regra, sem acepção de pessoas ou povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...