sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:25

Tiago 1:25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
AQUELE, POREM, QUE ATENTA BEM PARA A LEI PERFEITA DA LIBERDADE. Esta lei perfeita da liberdade não diz respeito à legislação mosaica, mas sim, a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus Nosso Senhor. Nos textos anteriores o autor vinha abordando um tema muito importante sobre ouvir a mensagem de evangelho. Agora ele chama a atenção dos seus leitores para dar total e irrestrita atenção à nova aliança da graça, como sendo uma coisa perfeita para a salvação dos que dão crédito a sua mensagem, que são as boas novas de salvação. A exortação em forma de conselho por parte do escritor é que todo aquele que atenta bem para o evangelho de Cristo é absolutamente liberto do julga da antiga lei.

E NISSO PERSEVERA. Não é ser apenas um ouvinte do evangelho, mas sim um cristão verdadeiro que aceita e vive conforme os mandamentos de Cristo. Somos chamados para o reino de Deus e de Cristo para uma nova vida de conformidade com o evangelho libertador, onde retroceder, não é mais opção. E persevera no evangelho é a garantia de salvação, o próprio Jesus prometeu, aquele que persevera até o fim, essa será salvo. As promessas da nova aliança são para aqueles que se firmam na mensagem das boas novas de Cristo, e tem como principal objetivo continuar até a morte ou até o arrebatamento, andado no caminho da verdade do evangelho. Isto porque é por fé que vivemos, por confiança que andamos e por esperança que vamos herdar a vida eterna. Persevera no caminho do evangelho é ter rumo certo.

NÃO SENDO OUVINTE ESQUECIDIÇO. Esta expressão quer dizer: “Se alguém é ouvinte, e não cumpridor”. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

MAS FAZEDOR DA OBRA. Esta frase em uma interpretação cristã, se refere a ouvir o evangelho e por em prática os ensinos recebidos. O autor com sabedoria tentava usar termos técnicos de conformidade com os conhecimentos dos seus leitores. E conforme ficamos sabendo, logo no início desta carta, Tiago estava escrevendo para os seus irmãos Judeus da dispersão. Razão porque em alguns pontos de sua missiva ele usa termos que são parecidos com conceitos do judaísmo.

ESTE TAL SERÁ BEM-AVENTURADO NO SEU FEITO. Juntando-se estas duas últimas frases, o autor tinha certeza de que, os seus leitores teriam noção exata de sua mensagem. Até porque os Judeus juntavam o conhecimento da legislação mosaica com a prática dos seus mandamentos para descrever um verdadeiro israelita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...