terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:7-8

1 Tessalonicenses 4:7-8 - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
PORQUE NÃO NOS CHAMOU DEUS. Fomos chamados por Deus e por seu Filho Jesus para pertencermos ao seu reino. João 15:16 – Disse Jesus: não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei. Salmos 100:3 – Foi o Senhor quem vos fez povo seu, e ovelhas do seu pasto. Romanos 8:30 – E aos que predestinou, a estes também chamou, e aos que chamou, a estes também justificou, e os que justificou a estes também glorificou. Efésios 1:5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

PARA A IMUNDÍCIA. Deus não nos chamou para a imundícia. As religiões pagãs dos tempos mais antigos tinham suas prostitutas espirituais, em que a serviço das suas respectivas religiões e seitas usavam o sexo como meio de ganhar dinheiro para sustentarem a elite religiosa. Na cidade de Tessalônica, o adultério, a prevaricação e a fornicação eram práticas comuns entre os cidadãos que não faziam parte da igreja de Cristo. Como nos dias atuais, tais práticas são aceitas e estimuladas pela sociedade.

MAS PARA A SANTIFICAÇÃO. Deus nos chamou para a santificação, e isso significa dizer que precisamos renunciar tudo que o mundo oferece (que humanamente falando é bom para os prazeres da carne) mas que nos prejudica diante do nosso Deus, ele que é Santo e que exige santidade dos seus servos. A prostituição praticada em larga escala pela sociedade de Tessalônica não podia ser aceita pela igreja de Cristo naquela cidade como algo normal, tinha que ser rechaçada e combatida.

PORTANTO, QUEM DESPREZA ISSO. O tempo em que o apóstolo juntamente com seus amigos missionários ficaram naquela cidade foi o suficiente para terem uma visão panorâmica do quanto os pecados sexuais eram incentivados em suas práticas desde os mais jovens até os mais velhos. E certamente eles usaram da palavra para combaterem tais costumes no seio da comunidade cristã. Agora esperavam que eles não desprezassem os seus ensinos recebidos, mas que considerassem tais palavras.

NÃO DESPREZA AO HOMEM. O escritor e seus amigos de ministério tiveram o cuidado de transmitirem os ensinos adequados para a igreja de Cristo em Tessalônica, no sentido de que todos os seguidores do Senhor Jesus se livrassem dos pecados da prostituição. Mas, se eles porventura não seguissem as palavras pregadas pelos missionários, não estavam desprezando a eles, mas sim a Deus.

MAIS SIM A DEUS. O autor desta tão importante carta faz lembrar aos seus leitores que ele era de fato e na realidade um mensageiro e representante de Deus na terra. As mensagens e os ensinos que ele transmitiu a igreja de Cristo que estava em Tessalônica eram na verdade a palavra de Deus e a mensagem do Espírito de Deus.

QUE NOS DEU TAMBÉM O SEU ESPÍRITO SANTO. O apóstolo era apenas um instrumento de Deus, usado pelo Espírito Santo para transmitir o evangelho das boas novas e as doutrinas cristãs. Sua mensagem era a verdade de Deus pelo seu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...