domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:8

1 Tessalonicenses 5:8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.
MAS NÓS. Nos textos anteriores o escritor vinha falando a respeito daqueles que dormem espiritualmente como se estivessem mortos, porque são defuntos ambulantes e sobre aqueles que se embriagam, quando perdem o controle da sua própria vida, por passarem a ser dominados pelas forças das trevas. A partir de agora, o apóstolo se dirige aos filhos da luz, que vivem para as verdades do evangelho, uma vez que, voluntariamente optaram em fazer a vontade de Deus para suas vidas.

QUE SOMOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonharem, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras. Ser do dia é viver bem consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus que tudo ver.

SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.

VESTINDO-NOS DA COURAÇA DA FÉ. E continua o autor com sua linguagem metafórica para explicar de como se deve comportar todo aquele que diz ser um seguidor do Senhor Jesus. Com isso, o apóstolo quis dizer que a fé cristã é de fato uma ferramenta de proteção contra os ataques do mundo, dos vícios e do diabo com os seus demônios. Se vestir da couraça da fé é acima de tudo renunciar as coisas do mundo, lutar contra os desejos carnais, e tudo isso para fazer a vontade do Pai.

E DO AMOR. Certamente, o escritor está se referindo ao amor que devemos ter para conosco mesmo, no sentido de lutar para preservar nossa alma e espírito para a vida terna, bem como o amor para com Deus, que é o primeiro e grande mandamento da lei de Cristo. E por fim, o amor fraternal, que é a essência mesmo da vida cristã. Quem se diz filho da luz e do dia, precisa ser um praticante do amor em todos os sentidos.

E TENDO POR CAPACETE. O apóstolo ver o seguidor do Senhor Jesus como um soldado do reino de Deus. O capacete tinha uma importância fundamental de proteção para todos aqueles que lutavam nas guerras antigas, porque protegia a cabeça do guerreiro contra ataques dos seus inimigos. O ensinamento que podemos tirar desta frase é que precisamos proteger a nossa mente dos ataques do inimigo de nossa alma, o diabo.

A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO. Da parte de Deus, a aliança da salvação já foi promulgada por Cristo Jesus, pelo seu sacrifício expiatório. O Messias de Deus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10). A salvação é pela graça de Deus como sendo um dom ou presente do Pai para suas criaturas. Da parte do ser humano, cabe a sua esperança e fé nesta salvação dada gratuitamente por Deus. Somos salvos pela esperança de que o Cristo de Deus vem nos buscar para si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...