quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:14

Tiago 1:14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
MAS CADA UM. Neste ponto, o escritor fala sobre o pecado individual. Comumente o ser humano tenta arrumar desculpas para os seus deslizes, no entanto, cada um tem responsabilidade pelos seus atos. No primeiro caso de pecado lá no começo, o homem colocou a culpa sobre a mulher, Gênesis 3:12 -Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E a mulher por sua vez colocou a culpa sobre a serpente, Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Esta faceta humana tem sido recorrente em toda a história da humanidade. Uma tentativa do ser humano tentar se livrar de sua responsabilidade para com os seus atos. Todavia, as Escrituras falam sobre o livro individual que conta a vida de cada um (Apocalipse 21:12).

É TENTADO. Cada um é tentado. Ninguém está livre da tentação, ela vem na vida dos jovens, dos adultos e dos velhos também. A tentação é um teste difícil de suportar, uma vez que se torna em uma luta da própria pessoa consigo mesmo. Geralmente a tentação vem justamente no ponto de nossa maior fraqueza, e no nosso lado mais vulnerável de resistência. Comumente a tentação nos ataca com o objetivo de nos prejudicar em nossa comunhão com Deus, por isso se faz necessário ficarmos atentos, para distinguirmos o que é provação da parte de Deus e o que é tentação. Precisamos nos conhecer melhor a nós mesmos para descobrirmos os nossos pontos mais fracos, e fechar a porta para que nesta área não venhamos a cair na tentação.

QUANDO ATRAÍDO. Não é pecado ser tentado, o prejuízo estar justamente em cair na tentação e ceder em nossas fraquezas. Temos que ter consciência de que existem áreas mais vulneráveis de nossa vida por onde somos atraídos pelas nossas fraquezas. O escritor nos ensina de que existe uma força de atração, que podemos conjecturar que é muito forte, para nos levar a cair na tentação. Quase sempre aquilo que é o foco de nossas tentações é algo irresistível as forças humanas e aos desejos carnais. Não somos tentados naquilo que não gostamos, por isso que sempre vem às tentações justamente no ponto em que aparentemente é bom e nos provoca prazeres e satisfação momentânea. É preciso ser forte para resistir às tentações. E

ENGODADO. Uma faceta das tentações que nos sobrevêm é justamente para nos enganar. Humanamente falando, tudo aquilo que é proibido, se torna mais gostoso de ser praticado, porem, as consequências são amargosas e os prejuízos são grandes. Com a queda da raça humana, todas as pessoas tiveram sua natureza manchada e sua personalidade alterada, com isso o ser humano passou a ser vítima de si mesmo, porque seu apetite passou a ser propício ao que é errado. O egoísmo, o egocentrismo e o orgulho humano, leva a maioria das pessoas a acharem que são independentes para fazerem o que bem entendem e esse é o grande engano dos seres humanos.

PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. O que nos leva a cair nas tentações são justamente as nossas próprias concupiscências. As concupiscências falam dos desejos mais promíscuos que dominam o ser humano. Levando a pessoa a pecar desavergonhadamente contra a sua própria alma. Concupiscência é carnalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...