quarta-feira, 28 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:24-26

1 Tessalonicenses 5:24-26 - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Irmãos orem por nós. Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
FIEL É O QUE. A fidelidade de Deus em Cristo Jesus é algo real na vida de todos aqueles que confiam nele. Dentro das páginas da palavra de Deus encontramos provas suficientes para nos garantir sobre esta fidelidade do nosso Deus. Todas as promessas feitas para Israel, no Velho Testamento, e para a igreja de Cristo no Novo Testamento, têm o seu fiel cumprimento, porque o Senhor não é o homem para que minta. A nossa confiança e esperança em Deus não será malograda, mas sim honrada pelo Senhor.

VOS CHAMA. Esta chamada de Deus para as nossas vidas se traduz dentro das Sagradas Escrituras como sendo sua eleição, predestinação, escolha e etc. Disse Jesus: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei (João 15:16). Como também o Senhor nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo antes dos séculos (Efésios 1:5). Foi o Senhor que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto (Salmos 100:3). São inúmeras as referências bíblicas que nos falam desta chamada de Deus para nossas vidas.

O QUAL. O Deus Todo-poderoso tudo executa para que esta sua chamada para o seu reino e glória em nossas vidas se torne em realizada. A vinda do Messias de Deus como Redentor da humanidade foi uma ação concreta da parte do Criador para por em prática o seu plano de reconciliação de todas as coisas consigo mesmo. Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Tudo isso foi a ação de Deus.

TAMBÉM O FARÁ. Qual é o resultado da chamada de Deus e a sua ação em concretizar o seu plano? A realidade dos fatos é que o Senhor Jesus veio cumprir a sua missão redentora para nos chamar a viver um novo tempo, o qual o evangelho chama de “nova dispensação da graça”. Onde a proposta de Deus para suas criaturas é a salvação e a vida eterna, para todos aqueles que correspondem a sua chamada. Cristo entra com sua obra de expiação e redenção e o ser humano entra com a fé.

IRMÃOS, OREM POR NÓS. O fato de o apóstolo chamar os seguidores de Cristo em Tessalônica de irmãos, isso nos ensina de sua humildade e simplicidade, em termos de consideração pelos seus filhos na fé, como também nos fala sobre uma boa tradição do cristianismo primitivo. Quando o apóstolo pede oração por ele e seus companheiros de ministério, é porque eles estavam apenas começando uma grande obra, que o seu resultado a longo prazo resultaria em muitas igrejas fundadas por eles.

SAUDAI A TODOS OS IRMÃOS. Comumente o apóstolo inicia suas cartas enviadas as igrejas ou a pessoas do seu circulo de amizades com uma saudação pessoal, usando o preambulo de apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo, e termina as mesmas com saudações coletivas. Como ele conhecia a todos os que faziam parte do corpo de Cristo naquela cidade, mandou saudação a todos os filhos de Deus, seus irmãos na fé.

COM ÓSCULO SANTO. Este era um costume e uma tradição oriental, como saudação de chegada ou despedida, e significava afeto e amizade entre as pessoas. O ósculo santo não foi adotado pelas igrejas ocidentais, somente com algumas exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...