sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:23-24

Tiago 1:23-24 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
PORQUE SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA. O evangelho de Cristo tem sido abundantemente divulgado por todas as partes do mundo e por todos os meios possíveis de comunicação. Nas repartições e nos departamentos das empresas, tem sempre alguém dando testemunho de Cristo, nas ruas e nos lares também. Nas emissoras de Rádio, nos programas de TV, principalmente na internet, o evangelho das boas novas tem sido semeado. Tem sempre alguém ouvindo ou lendo sobre as coisas do reino de Deus e de Cristo. A igreja tem cumprido o ide imperativo de Cristo, e até certo ponto as pessoas tem sido receptivas a mensagem iluminadora do evangelho, e isso é muito bom, mas não é tudo, tem que haver aceitação e prática.

E NÃO CUMPRIDOR. Se alguém é ouvinte, e não cumpridor. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese, status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos, estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONTEMPLA AO ESPELHO O SEU ROSTO NATURAL. Quem é apenas um ouvinte da palavra de Deus e não a põe em prática é semelhante a quem? O autor usa uma ilustração para tentar transmitir a sua mensagem aos seus leitores, e neste ponto ele fala sobre um homem a se olhar sobre o espelho. Porque ele falou sobre o homem e não a mulher? Porque comumente o homem só dá uma olhada rápida sobre o espelho para ver se está tudo bem, enquanto que a mulher, por ser mais vaidosa, se demora longamente a frente do espelho até que ache que tudo está perfeito, como bem deseja. O cristão confesso, e não prático é assim, ele acha que está tudo bem, apenas com uma religiosidade artificial ou superficial.

PORQUE SE CONTEMPLA A SI MESMO. Esta expressão representa uma olhada para o básico e natural. Já a mulher se olha diferente do homem, porque ela atenta para os detalhes, e como usa muito mais apetrechos que o homem, ela é mais minuciosa em procurar corrigir as distorções da aparência. Neste caso, se contemplar a si mesmo em termos religiosos diz respeito à auto aceitação da situação. Sem, no entanto, ter uma visão mais vasta e crítica do estado espiritual. Não basta o conforto mental, precisamos nos questionar, se estamos ou não agradando a Deus.

E VAI-SE E LOGO SE ESQUECE COMO ERA. O homem dá uma olhada rápida no espelho, e logo se esquece como se viu momentos antes. Quem não tem compromisso em praticar a palavra de Deus se esquece de suas responsabilidades com o seu próximo e com o Deus Criador, que é juiz dos vivos e dos mortos. Cada um tem o dever de saber que um dia vai prestar contas do que fez durante toda a vida ou o bem ou o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...