sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:22

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
E SEDE CUMPRIDORES. No texto anterior o autor tinha escrito: recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Esta mesma mensagem que os seus leitores já eram conhecedores, agora, eles são convidados a serem cumpridores. Olhando pela visão do cristianismo, é difícil de compreender o porquê Israel, não reconheceu a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus, até porque as profecias messiânicas estavam expostas nas literaturas religiosas dos Judeus de forma abundante. E quando no exercício do seu ministério de pregação e operação de sinais Jesus clareou ainda mais as profecias que já estavam escritas a seu respeito. Bastava os Judeus porem em prática as profecias, que eles já conheciam sobre Cristo.

DA PALAVRA. Esta palavra a qual se refere o autor, diz respeito ao evangelho das boas novas de Cristo, que diferente da legislação mosaica, agora é o código de ética e prática do cristianismo. Se a mensagem foi diretamente para os seguidores do judaísmo, o escritor estava lhes advertindo de que eles conheciam bem as profecias messiânicas, e que precisavam praticar o que Deus lhes ordenara sobre a nova dispensação, principalmente aceitando Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus. Na realidade os Judeus sempre foram o povo mais religioso do mundo antigo, estudavam desde sedo a legislação mosaica, como algo sagrado, mas negligenciaram as profecias que diziam respeito à chegada do Emanuel de Deus.

E NÃO SOMENTE OUVINTES. Eles ouviram as pregações feitas por João batista, lhes anunciando sobre a chegada do Messias, Jesus de Nazaré. O próprio Cristo de Deus exerceu plenamente o seu ministério de pregação e ensino entre o seu povo. E desde a ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus, que os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus vinham anunciando as boas novas da dispensação da graça. Os Judeus de Israel ou da dispersão já tinham ouvido tudo que dizia respeito à nova dispensação da graça. O que restava era de que não fossem apenas ouvintes da palavra, mas reagissem positivamente a mensagem do evangelho de Cristo Jesus.

ENGANANDO-VOS. A Deus, os leitores desta carta não tinham como enganar, a igreja que era a agência de comunicação da mensagem do evangelho, também não tinham como se desculparem, porque eles estavam enganando a se mesmo, protelando a aceitação das profecias messiânicas e rejeitando as boas novas do evangelho liberador do Filho de Deus. Resistir à nova realidade no tratamento de Deus com a humanidade por meio de uma nova aliança de paz era procurar enganar a si mesmo, uma vez que o conhecimento dos novos planos de Deus para o mundo, já lhes haviam chegado ao coração e a mente. Continuar indiferentes era pura insanidade.

COM FALSOS DISCURSOS. Assim como o cristianismo neste mesmo período se propagava por todo o mundo. Os agentes do judaísmo procuravam de todas as formas desfazerem a mensagem do evangelho aonde eles chegavam. Isto porque Israel não aceitou o fundador do cristianismo, nem muito menos a mensagem por ele transmitida e confirmada pela igreja. De forma que os pregadores legalistas do judaísmo andavam por toda parte com seus falsos discursos, distorcendo o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...