sábado, 31 de outubro de 2015

Tiago 2:3

Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado.
E ATENDERDES PARA. Certamente o autor mira do principal da sinagoga judaica ou no dirigente das reuniões, se o seu pensamento está focado em um ajuntamento de judeus convertidos ao cristianismo. O intuito do escritor é combater aqueles líderes que fazem acepção de pessoas, e que põem em destaque aqueles que possuem mais condições financeiras ou que ocupam cargos importantes, em detrimento dos mais humildes e pobres economicamente. O líder que age assim não agrada a Deus.

O QUE TRAZ O TRAJE PRECIOSO. O evangelho nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas. De forma que na igreja de Cristo, aquele que está dirigindo o trabalho do Senhor (Se é que o trabalho é de fato do Senhor) não pode dar prioridade aquelas pessoas que se vestem melhor do que os outros, porque são mais ricas economicamente ou porque ocupam posições de destaque perante a igreja. Infelizmente esta é uma dura realidade no meio das igrejas nos dias de hoje.

E LHE DISSERDES: ASSENTA-TE TU AQUI. Percebe-se que o apóstolo não poupa aqueles que fazem na igreja distinção dentre ricos e pobres, entre os humildes servos de Cristo e aqueles que têm funções elevadas na hierarquia da igreja. Ver-se na prática que, os primeiros lugares nos assentos das igrejas estão ocupados pelos que se acham dono do pedaço. Quem tem vez e vos são justamente aqueles que dão mais, e os primeiros lugares são ocupados pelos que pagam mais e se vestem melhor.

NUM LUGAR DE HONRA. A questão da acepção de pessoas dentro das igrejas é algo terrível, porque desonram aqueles que por méritos deviam ser honrados e colocam em destaque aqueles que são na realidade reprovados por Deus, mas aplaudidos pelos homens. Quando um rico ou que se acha poderoso da sociedade visita a igreja, o que esta a frente do culto o coloca em evidência com palavras de bajulação, mesmo que seja um prostituto e profano. Enquanto que, os servos de Deus são desprezados.

E DISSERDES AO POBRE. Chega o rico, o que ocupa lugar de destaque perante a sociedade e é exaltado pelos líderes cristãos. Mas, quando chega ao culto alguém que é pobre economicamente, mal é notado pelos principais da congregação. O dirigente de culto que age desta forma está fazendo acepção de pessoas, o que o texto reprova e principalmente o dono da igreja, que é Deus. O Senhor não se agrada disto.

TU, FICA AÍ EM PÉ. Essa é uma expressão usada pelo autor para representar o desprezo que é dado àqueles mais humildes que fazem parte do rebanho de Deus ou aqueles que fazem parte da sociedade, mas que são cidadãos comuns. Os mais simples do povo são descriminados até mesmo onde não devia que é na igreja de Deus. Fazer acepção de pessoas desta forma é não dá o devido valor ao ser humano.

OU ASSENTA-TE ABAIXO DO MEU ESTRADO. Já esta forma de apresentação aos que são mais humildes (visitantes ou mesmo membros do corpo de Cristo) representa a desvalorização da pessoa, seja quem for, pela sua posição social. O escritor usa tais expressões para proibir qualquer tipo de discriminação nos cultos, uma vez que diante de Deus, o valor de uma pessoa não é determinado pelo que ela possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...