terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:2-3

1 Tessalonicenses 4:2-3 - Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.
PORQUE VÓS BEM SABEIS. O tempo em que o apóstolo, juntamente com seus companheiros de ministério estiveram na cidade de Tessalônica, primeiro foi pregando as boas novas do evangelho para que os cidadãos daquela cidade se convertessem ao cristianismo, e depois eles se dedicaram ao discipulado daqueles que nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus. De forma que, estas recomendações escritas pelo autor eram apenas para fazê-los lembrar dos mandamentos que eles já eram conhecedores quanto às renúncias, aos pecados sexuais, que eram comuns na época.

QUE MANDAMENTO. Certamente o apóstolo se refere aos ensinos transmitidos por ele e seus cooperadores na missão, em que eles tiveram os cuidados de ensinarem aos cristãos de Tessalônica as novas regras da dispensação da graça, em que o cristianismo tem em seu conteúdo. Em um estudo criterioso do evangelho de Cristo, percebe-se que existem bons conselhos para todas as áreas de nossas vidas, sejam as regras para a convivência em sociedade, na igreja, na família e principalmente com Deus.

VOS TEMOS DADO. A mente do apóstolo é iluminada com os muitos momentos em que ele e seus amigos de ministério se dedicaram ao ensino e discipulado dos novos convertidos em Cristo Jesus naquela cidade. Todo o esforço e dedicação do grupo de missionários para discipular os novos convertidos em Tessalônica era tido como presente da parte deles para os seguidores do evangelho naquele lugar, até porque o escritor tem como um privilégio poder ser participante da edificação daquela igreja.

PELO SENHOR JESUS. O apóstolo tinha autoridade o suficiente para assinar as suas próprias correspondências, no entanto, ele evoca o nome do Senhor Jesus para autenticar sua mensagem. O que o autor pregava tinha o aval do grande Mestre e Rabi, porque era de fato um mensageiro do reino dos céus. Quando ele escreve sobre o Senhorio de Cristo é porque o apóstolo pretende dizer que é na realidade representante da maior autoridade do mundo, Jesus Cristo, Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS. O autor revela o essencial das suas mensagens e de tudo aquilo que ele procurava transmitir como doutrina cristã, que era justamente a vontade de Deus. A partir do momento em que alguém se converte para Cristo, deve renunciar a sua própria vontade para fazer e executar a vontade do Pai.

A VOSSA SANTIFICAÇÃO. Esta santificação da qual se reporta o autor não é simplesmente cara de santarrão, mas sim, a separação das coisas do mundo e das concupiscências da carne, para fazer a vontade de Deus e estar ao seu serviço e do seu reino, pregando as boas novas do evangelho, orando e cantando para o Senhor.

QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO. Em todos os tempos a prostituição sempre foi um mal que destrói a sociedade e é uma ofensa contra a estrutura familiar. O adultério era bem aceito, a prevaricação dominava e a fornicação era coisa comum na cidade de Tessalônica. Mas isso não podia predominar dentro da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...