quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:2-3

Tiago 1:2-3 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações. Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
MEUS IRMÃOS. Esta forma de tratamento veio do judaísmo e foi implantado no cristianismo. Os Judeus se consideravam irmãos por pertencerem aos seus ilustres antepassados, Jacó, Isaque e Abraão. No cristianismo, esse tratamento se dava pela conscientização de que pertencemos à mesma família divina. Quando chamamos alguém de irmão, estamos lembrando de que Deus é o Pai de todo cristão verdadeiro. É porque sabemos que Cristo é o nosso irmão mais velho e que todos aqueles que o recebem em suas vidas se tornam filhos de Deus (João 1:11). Somos irmãos porque nascemos de novo pelo mesmo Espírito Santo (João 3:5). Somos irmãos porque fomos gerados pela mesma palavra da verdade (1 Pedro 1:23). Tiago estava escrevendo para seus irmãos Judeus espalhados por toda parte do mundo.

TENDE GRANDE GOZO. As contrariedades e adversidades da vida têm por objetivo levar o ser humano ao desespero e a profunda tristeza de alma e de espírito. Porem, quem teme a Deus e vive pelo seu Santo Espírito tem seus sentimentos modificados para se alegrar até mesmo nos momentos mais difíceis da vida. O conselho do escritor sagrado vai na contramão do entendimento do mundo. Uma vez que ele adverte contra o senso comum das ideologias do homem natural. Como alguém pode nos pedir para que fiquemos felizes da vida, quando tudo parece contrário? Como pode alguém mandar você sorrir, mesmo sabendo que todo mundo estar contra você? No cristianismo é assim. Ser perseguido por amor ao Senhor é motivo de grande alegria.

AO CAIRDES EM VÁRIAS TENTAÇÕES. O que o escritor deseja dizer para os seus leitores é que as provações da vida não são de todas para a nossa destruição ou prejuízo. A todo momento somos colocados a ser provado na nossa fé, e sempre estamos no meio de duas forças que nos testa a cada dia. Por um lado é permitido pelo Senhor que o diabo com os seus demônios nos lancem suas setas malignas, em forma de tentação para nos derribar da fé por meio do pecado. Por outro lado, somos também provados por Deus a fim de saber a realidade de nossa fé e confiança em sua forma de trabalhar em prol daqueles que nele esperam. Sejam as tentações ou as provações que temos que passar, não é para nossa tristeza, mas sim, para nossa alegria.

SABENDO QUE A PROVAÇÃO DA VOSSA FÉ. Todo cristão verdadeiro vive pela sua fé (Romanos 1:17), de maneira que defender a nossa fé, é uma questão de sobrevivência espiritual. E a cada dia somos submetidos aos mais deferentes testes para defendermos a nossa fé. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer é por fé. Se vencemos as tentações para não cairmos em uma vida de devassidão é para não negarmos a nossa fé. Ou se passamos nas provações vindas da parte do Senhor é para edificar e fortalecer mais ainda a nossa fé. Tudo gira em torna da nossa fé.

OPERA A PACIÊNCIA. O resultado desta vida de fé é justamente gerar em nossos corações uma virtude cristã indispensável, paciência. Quando o nosso inimigo arma seus laços de perdição diante de nós, basta ouvirmos a nossa consciência e ela estará nos dizendo: Paciência você vai vencer. Se o Senhor nos coloca diante de uma provação, o Espírito Santo também nos fala: Paciência, você vai passar no teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...